Discurso durante a 234ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro das matérias intituladas "O MINISTRO DA MORDAÇA", "PODE BATER, QUE O GIGANTE É MANSO" e "A ABIN MANUSEOU ESCUTAS TELEFÔNICAS", publicadas na revista Veja, edição de primeiro de outubro último.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA EXTERNA.:
  • Registro das matérias intituladas "O MINISTRO DA MORDAÇA", "PODE BATER, QUE O GIGANTE É MANSO" e "A ABIN MANUSEOU ESCUTAS TELEFÔNICAS", publicadas na revista Veja, edição de primeiro de outubro último.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2008 - Página 51195
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), PROPOSTA, PUNIÇÃO, DIVULGAÇÃO, ESCUTA TELEFONICA, INFORMAÇÃO, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), IRREGULARIDADE, ESPIONAGEM, ORGÃO PUBLICO, ANALISE, INEFICACIA, POLITICA EXTERNA, BRASIL, VITIMA, LOBBY, NACIONALISMO, GOVERNO ESTRANGEIRO, AMERICA DO SUL, ESPECIFICAÇÃO, ATUAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, EQUADOR, EXPULSÃO, EMPRESA NACIONAL, CONSTRUÇÃO CIVIL, SEQUESTRO, BENS, AMEAÇA, AUSENCIA, PAGAMENTO, CREDITO EXTERNO, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) -Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro da matéria intitulada “O MINISTRO DA MORDAÇA”, publicada na revista Veja em sua edição de 01 de outubro de 2008.

A matéria destaca que o ministro da Justiça Tarso Genro tenta restringir a liberdade de imprensa, com projeto que pune quem divulga grampos.

Sr. Presidente, para concluir, requeiro que a referida matéria passe a integrar os Anais do Senado Federal.

Como segundo asssunto, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ocupo a Tribuna neste momento para fazer o registro da matéria intitulada “A ABIN MANUSEOU ESCUTAS TELEFONICAS”, publicada na revista Veja em sua edição de 01 de outubro de 2008.

A matéria destaca que agentes da Abin confirmam que trabalharam com escutas telefônicas dentro das dependências do órgão em Brasília e em São Paulo. O material chegava em CDs, era transcrito e, depois, transformado em relatórios secretos de inteligência. Representante dos servidores da agencia diz que os espiões do governo foram enganados.

Sr. Presidente, para concluir, requeiro que a referida matéria passe a integrar os Anais do Senado Federal.

Como terceiro assunto, Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro da matéria intitulada “PODE BATER, QUE O GIGANTE É MANSO”, publicada na revista Veja em sua edição de 01 de outubro de 2008.

A matéria destaca que os presidentes populistas da América do Sul, quando querem agitar uma causa nacionalista para unir a nação em torno do presidente, o golpe é desferido contra o Brasil. Dessa vez o presidente do Equador, Rafael Correa, expulsou a Odebrecht, seqüestrou os bens da construtora e ameaça não pagar um empréstimo de US$ 243 milhões concedido pelo BNDES. Segundo a matéria o governo brasileiro mais um a vez não fez nada.

Sr. Presidente, para concluir, requeiro que a referida matéria passe a integrar os Anais do Senado Federal.

 

********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR MÁRIO COUTO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

““O MINISTRO DA MORDAÇA.”;

“PODE BATER, QUE O GIGANTE É MANSO”;

“A ABIN MANUSEOU ESCUTAS TELEFONICAS”


Modelo1 3/29/242:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2008 - Página 51195