Pronunciamento de Rosalba Ciarlini em 11/12/2008
Discurso durante a 235ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração dos 48 anos de fundação da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.
- Autor
- Rosalba Ciarlini (DEM - Democratas/RN)
- Nome completo: Rosalba Ciarlini Rosado
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
SAUDE.:
- Comemoração dos 48 anos de fundação da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/12/2008 - Página 51234
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. SAUDE.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, REDE NACIONAL DE HOSPITAIS DA MEDICINA DO APARELHO LOCOMOTOR, SAUDAÇÃO, PRESIDENTE, DIRETOR, EXPECTATIVA, ORADOR, INSTALAÇÃO, HOSPITAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), CONCLAMAÇÃO, BANCADA, AMPLIAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO, EXPANSÃO, ATENDIMENTO, SUPERIORIDADE, DEMANDA, ELOGIO, QUALIDADE, TRABALHO, RECONHECIMENTO, AMBITO INTERNACIONAL.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - E pediatra.
Sr. Presidente, quero saudar o Dr. Aloysio Campos, Presidente da Associação Sarah; a Drª Lucia Braga (a quem tenho prazer em conhecer. Já nos falamos por telefone, algumas vezes, mas, nesse corre-corre, ainda não tive tempo de visitá-la. Quero aqui, desde já, dizer da forma carinhosa e prestativa como sempre nos atende); o caríssimo Deputado Federal Alceni Guerra, meu colega, a quem quero fazer uma referência especial. Eu era Prefeita. Como sou pediatra, estava no meu primeiro mandato - depois o povo ainda me deu mais dois mandatos de Prefeita da cidade de Mossoró -, o Dr. Alceni Guerra, sabendo da minha administração que colocava a criança em primeiro lugar, foi o Ministro que me deu apoio excepcional na questão da assistência à criança, principalmente no primeiro ano de vida, na atenção materno-infantil. E nós avançamos muito nessa área, graças à sua compreensão, ao seu apoio, Deputado Alceni.
Minhas senhoras, meus senhores, Srªs e Srs. Senadores e todos que fazem a Rede Sarah, o Senador Epitácio Cafeteira disse certo. Ah, como eu gostaria de o meu Rio Grande do Norte ter um hospital da Rede Sarah! Como está precisando! Quantas e quantas vezes nós tivemos que ajudar as pessoas a chegarem a Brasília! Depois, a partir de 2001, já ficou mais perto, por causa da unidade lá de Fortaleza. Mas a fila é grande, a fila é imensa! E muitos não conseguem nem chegar à fila por falta até de oportunidade de serem encaminhados, porque, nessa área de politraumatizados, das seqüelas que ficam e do tratamento necessário para que seqüelas não existam ou possam ser recuperadas, infelizmente, o nosso Estado está muito carente, está muito pobre. Há uma deficiência imensa.
E, neste dia em que estamos homenageando o grande trabalho da Rede Sarah, destaco que o trabalho dessa instituição não fica a dever a nenhum hospital, a nenhuma entidade nessa área no mundo. Eu digo isso porque já tive oportunidade de conhecer outros hospitais, outras instituições em outros países.
Na Alemanha, em uma cidadezinha chamada Murnau, que fica nos arredores do Munique, tem um hospital de referência para acidentados - não sei se a senhora o conhece. Conhece, não é, o hospital? Pois bem, eu conheci aquele hospital, caminhei por ele alguns dias e fiquei muito feliz em encontrar uma pessoa que me disse: “Olha, este hospital aqui não sei se está no mesmo nível do Sarah Kubitschek”. Olha que coisa! Isso me deixou emocionada, me deixou orgulhosa, me deixou feliz, porque, comparar a assistência do Sarah Kubitschek a de um país de Primeiro Mundo, que está muito à frente na área da saúde em relação ao nosso Brasil, foi um grande elogio. Isso me marcou muito.
Por isso é muito importante que, no momento em que fazemos a nossa homenagem, que prestamos a nossa reverência à Rede Sarah, fique registrado que, dentro dos planos de expansão do Sarah Kubitschek, Sr. Presidente Garibaldi, vamos nos unir, nós, potiguares. Vamos entrar nessa fila. Tomara que não fiquemos no rabinho da fila, mas sim em seu começo. Que possamos, um dia, ter não somente no Rio Grande do Norte mas em cada Estado brasileiro um hospital de qualidade, de eficiência, humano como é a Rede Sarah Kubitschek.
Parabéns a todos que fazem o Sarah Kubitschek. Parabéns a todos que fazem parte dessa história de vida, que começou com a associação das Pioneiras Sociais - e faço uma referência especial à primeira-dama Sarah Kubitschek, a primeira presidente da instituição. Que tudo isso possa continuar, possa crescer e melhorar a vida de muitos. Como é bom saber que existe uma luz de esperança, que é firme, forte, que levanta não somente de cadeira de rodas, mas principalmente - e mais importante - que se levanta em defesa de que a vida é para ser bem vivida com muito amor e solidariedade.
Muito obrigada. (Palmas.)
Modelo1 12/2/249:10