Discurso durante a 236ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "O Diretor da Abin mentiu ao Congresso", Revista Veja, edição de 22 de outubro último. Registro da matéria intitulada "Complacência com Rainha", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 21 de outubro último. Registro do editorial intitulado "Muito cuidado com essa PM", jornal O Estado de S.Paulo, edição de 23 de outubro último.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro da matéria intitulada "O Diretor da Abin mentiu ao Congresso", Revista Veja, edição de 22 de outubro último. Registro da matéria intitulada "Complacência com Rainha", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 21 de outubro último. Registro do editorial intitulado "Muito cuidado com essa PM", jornal O Estado de S.Paulo, edição de 23 de outubro último.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2008 - Página 52216
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DECLARAÇÃO, PRESIDENTE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ESCUTA TELEFONICA, ACUSAÇÃO, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), ILEGALIDADE, INVESTIGAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, BANQUEIRO, DENUNCIA, OMISSÃO, JUSTIÇA, JULGAMENTO, LIDERANÇA, SEM-TERRA.
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, TEXTO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), AUTORIZAÇÃO, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), AQUISIÇÃO, PARTICIPAÇÃO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, AUSENCIA, DEBATE, PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), CONGRESSO NACIONAL, DESRESPEITO, LEGISLATIVO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro da matéria intitulada “O Diretor da Abin mentiu ao Congresso”, publicada pela revista Veja, em sua edição de 22 de outubro de 2008.

A matéria destaca que o presidente da CPI dos Grampos, o Deputado Marcelo Itagiba, do PMDB do Rio de Janeiro, não tem dúvida: a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), órgão encarregado de assessorar o Presidente da República, envolveu-se nos últimos meses em ações clandestinas e ilegais. A mais visível delas até o momento é a Operação Satiagraha, que resultou, em julho passado, na prisão do banqueiro Daniel Dantas.

Sr. Presidente, requeiro que a referida matéria passe a integrar os Anais do Senado Federal.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, também desejo fazer o registro da matéria intitulada “Complacência com Rainha”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de 21 de outubro de 2008.

A matéria destaca que o líder sem terra José Rainha tem escapado sistematicamente das malhas da Justiça, apesar dos vários processos criminais em que se envolveu por reiteradas agressões à Lei. “É incrível que essa pessoa continue a desafiar a lei com toda desenvoltura”, destaca o texto.

Sr. Presidente, requeiro que a referida matéria passe a integrar os Anais do Senado Federal.

Por fim, como último assunto, quero registrar o editorial intitulado “Muito cuidado com essa MP”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de 23 de outubro de 2008.

O editorial alerta para a edição da MP 443:

O governo escolheu o pior caminho para editar a Medida Provisória (MP) 443, que autoriza o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal a comprar participação, com ou sem controle acionário, em instituições financeiras públicas ou privadas, de todos os tipos. Todas as suspeitas são justificáveis diante do procedimento adotado pelas autoridades. Na terça-feira, o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, estiveram na Câmara dos Deputados durante mais de seis horas, em depoimento encerrado às 21h43, bem depois, portanto, do fechamento da Bolsa de Valores. Falaram longamente sobre a crise financeira e em nenhum momento mencionaram a MP. Os parlamentares souberam da novidade na manhã de ontem, pelo Diário Oficial, e têm todos os motivos para se julgar enganados e desrespeitados pelo Executivo.

Sr. Presidente, para concluir, requeiro que o referido editorial também passe a integrar os Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“O Diretor da Abin mentiu ao Congresso”, Veja ;

“Complacência com Rainha”, O Estado de S. Paulo;

“Muito cuidado com essa MP”, O Estado de S. Paulo.


Modelo1 5/2/249:36



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2008 - Página 52216