Discurso durante a 236ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apelo por piso salarial das polícias do País.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SALARIAL.:
  • Apelo por piso salarial das polícias do País.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2008 - Página 52233
Assunto
Outros > POLITICA SALARIAL.
Indexação
  • DEFESA, NECESSIDADE, VALORIZAÇÃO, POLICIA, MELHORIA, COMBATE, CRIME, ANALISE, DIFERENÇA SALARIAL, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO CENTRO OESTE, POLICIA CIVIL, POLICIA MILITAR, INFERIORIDADE, RENDA, RECOMENDAÇÃO, DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATISTICA E ESTUDOS SOCIO ECONOMICOS (DIEESE).
  • DEFESA, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, IMPLANTAÇÃO, PISO SALARIAL, POLICIA, BOMBEIRO, NECESSIDADE, AMPLIAÇÃO, DEBATE, CONGRESSO NACIONAL, ENTIDADE, SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA, GARANTIA, VALORIZAÇÃO, PROFISSÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores , atravessamos um dos momentos mais delicados da segurança pública no nosso País.

As repercussões da violência em todas as regiões e em todos os estados agravaram um quadro que já era dramático.

Os profissionais, que têm constitucionalmente a missão de combater a criminalidade, estão desmotivados e recebem salários abaixo da média do trabalhador comum brasileiro.

Por isso, volto a insistir na necessidade de encontrarmos uma saída emergencial e definitiva para as desigualdades salariais dos nossos agentes de segurança.

Quero registrar um importante pronunciamento feito há alguns dias pelo senador Jaime Campos, um parlamentar atento às questões de seu estado, o Mato Grosso, e que compartilha conosco uma pertinente preocupação.

Assim como nós, o senador entende que há um grave desequilíbrio entre as remunerações das Polícias do País.

O Senador Jaime Campos fez um levantamento dos salários do Centro-Oeste e descobriu que as disparidades são grandes: em Goiás, um agente recebe R$ 2 mil e 700 reais. No Mato Grosso do Sul, mil e 800 reais. E, em Mato Grosso, mil e 700 reais.

Segundo a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, a média do piso salarial nos estados fica em torno de mil e 700 reais.

Já a média de todas as 27 Polícias Militares do Brasil é de menos de mil e 400 reais, de acordo com o último levantamento disponível.

Estes valores estão muito longe do piso de R$ 2.178 reais, apontado pelo DIEESE como o ideal para os trabalhadores de uma maneira geral.

Diante desta realidade, o senador Jaime Campos manifestou apoio à emenda que propõe um piso salarial unificado para as Polícias e Bombeiros de todo o País, que apresentamos nesta Casa há alguns dias.

É importante, como se vê, que as lideranças e as bancadas comecem a discutir a PEC com entidades dos policiais e as secretarias de segurança estaduais para avançarmos neste assunto que é grave e urgente.

Caso contrário, quem pagará o maior preço é a sociedade que será, cada vez mais, vítima da violência e da insegurança.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado!


Modelo1 5/3/247:29



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2008 - Página 52233