Pronunciamento de Paulo Paim em 24/11/2008
Discurso durante a 221ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Requerimento de voto de pesar às famílias das quarenta e seis vítimas fatais dos deslizamentos, desabamentos e enchentes causadas pelas chuvas no Estado de Santa Catarina. Requerimento de voto de solidariedade à família do jovem Rodrigo Soares Olineski, desaparecido no Parque Nacional de Sajoma, na cidade de Cahobamba, na Bolívia.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Requerimento de voto de pesar às famílias das quarenta e seis vítimas fatais dos deslizamentos, desabamentos e enchentes causadas pelas chuvas no Estado de Santa Catarina. Requerimento de voto de solidariedade à família do jovem Rodrigo Soares Olineski, desaparecido no Parque Nacional de Sajoma, na cidade de Cahobamba, na Bolívia.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/11/2008 - Página 47392
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- VOTO DE PESAR, FAMILIA, VITIMA, DESABAMENTO, HABITAÇÃO, INUNDAÇÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).
- MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA, ESTUDANTE, VITIMA, DESAPARECIMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, REGISTRO, PRESENÇA, MÃE, VEREADOR, MUNICIPIO, CANOAS (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ANUNCIO, REUNIÃO, EMBAIXADOR, BRASIL, SOLICITAÇÃO, ITAMARATI (MRE), VIABILIDADE, ORGANIZAÇÃO, GRUPO, BUSCA, EXERCITO, SEGURANÇA NACIONAL, EXPECTATIVA, APOIO, SENADO.
O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu já havia anunciado e remeti à Mesa o seguinte requerimento:
Nos termos do art. 218, VII, do Regimento Interno do Senado Federal, requeiro voto de pesar às famílias das 46 vítimas fatais dos deslizamentos, desabamentos e enchentes causadas pelas chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina. De acordo com a defesa civil, até o momento são 12.484 desabrigados. O total de desalojados chega a 7.425.
Mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas no Estado desde a última sexta-feira.
É com muito pesar que apresentamos, com a assinatura de todos os Senadores que estavam presentes no plenário, esse voto a todo o povo catarinense em nome não só nosso, mas principalmente dos três Senadores de Santa Catarina.
Sr. Presidente, se V. Exª me permite, quero, nos termos do art. 222 do Regimento Interno, requerer um voto de solidariedade aos familiares do jovem Rodrigo Soares Olienski, desaparecido no Parque Nacional de Sajama, na cidade de Cochabamba, na Bolívia, desde o dia 29 de outubro. Está aqui a mãe desse jovem estudante que há praticamente um mês desapareceu. Queremos, neste momento, apresentar um voto de solidariedade.
Saliento, Sr. Presidente, que o jovem Rodrigues Soares era estudante de Teologia na Faculdade Adventista de Cochabamba. Estão aqui no plenário, neste momento, tanto a genitora, Srª Maria Cecília Soares Olienski, quanto o Vereador Emílio Neto, que representa toda a comunidade de Canoas e do Rio Grande do Sul. Estaremos, daqui a pouco, com o Embaixador Otto Agripino Maia com o objetivo de viabilizar uma caravana que não meça esforços na busca do jovem Rodrigo.
Era isso, Sr. Presidente. Solicito, então, que V. Exª aceite este voto de solidariedade a esta mãe desesperada.
Ela está há praticamente um mês, desde o momento que ele desapareceu, vindo a Brasília, querendo ir neste momento a Cochabamba, na Bolívia, enfim, como ela me disse há poucos minutos ali no cafezinho, chorando, e vi que o nosso vereador Emílio a acompanha na mesma tristeza: “Quero encontrar meu filho, vivo ou morto, mas quero encontrar meu filho.”
Então, vamos fazer um apelo hoje à tarde ao Ministro, como também a toda autoridade do País, para que não meçam esforços, para que junto ao Governo da Bolívia se desloque uma caravana do Exército, da Segurança Nacional, enfim, para ver se podemos encontrar o jovem Rodrigo Soares.
Era isso. Espero o apoio, naturalmente, de V. Exª, como Presidente da Casa neste momento, e vamos às quatro e meia nos encontrar com o Embaixador Oto Agripino Maia.