Discurso durante a 223ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a presença em Plenário e saúda o Primeiro-Ministro de Cingapura, Sr. Lee Hsien Loong, e sua comitiva.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Registra a presença em Plenário e saúda o Primeiro-Ministro de Cingapura, Sr. Lee Hsien Loong, e sua comitiva.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2008 - Página 47649
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, PRIMEIRO-MINISTRO, PAIS ESTRANGEIRO, SINGAPURA, APRESENTAÇÃO, DADOS, PAIS, DEFESA, AUMENTO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BRASIL, BENEFICIO, PAZ, DESENVOLVIMENTO.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Senador Mão Santa, V. Exª vai me permitir, e também os jovens empresários vão dar-me a permissão, para que eu interrompa esta sessão, dedicada a comemorar os dez anos de atuação da Confederação Nacional dos Jovens Empresários - Conaje, porque estamos recebemos, aqui no Senado, a visita do Primeiro-Ministro da República de Cingapura, Lee Hsien Loong. (Palmas.)

            Para que eu possa oferecer aos senhores e às senhoras a oportunidade de conhecer melhor a pujança desse país, diria que, a despeito de seus 4,6 milhões de habitantes, integrando uma área de 692 km2, ele tem um PIB de US$162 bilhões e exportações globais que superam as exportações do nosso País, cerca de US$300 bilhões, representando, portanto, um país que tem plenas condições de oferecer lições aos demais países do mundo, principalmente àqueles países emergentes.

            No campo político, é uma república parlamentar, com sistema parlamentar unicameral, com 84 parlamentares, com mandato de cinco anos. O Primeiro-Ministro que nos visita é o Secretário-Geral do PAP, Partido da Ação Popular, que conquistou, nas últimas eleições, 66,6% dos votos.

            Portanto, tenho a honra de recebê-lo, bem como sua comitiva, que é, inclusive, integrada por um parlamentar.

            Digo a S. Exª, como disse, há pouco, o Presidente Lula no Itamaraty, que nós queremos estreitar relações com Cingapura para que possamos oferecer aos nossos povos, graças às nossas economias e graças também aos nossos regimes políticos, dias de maior prosperidade e paz, enfrentando juntos esta crise financeira internacional.

            Ao Primeiro-Ministro Lee, grande líder que nos visita, as nossas melhores saudações!

            Agora, agradecendo a paciência santa de Mão Santa, peço desculpas, porque S. Exª o Primeiro-Ministro Lee precisa viajar para Salvador, na Bahia. Agradeço também ao Senador Marconi Perillo e ao Senador Adelmir Santana, que estão constituindo esta Mesa, ao lado do Sr. Marcelo Azevedo dos Santos, Presidente da Conaje.

            Agradeço a todos e pergunto ao Primeiro-Ministro se deseja dirigir algumas palavras.

            Tragam um microfone para a intérprete.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2008 - Página 47649