Discurso durante a 226ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apoio ao nome do Senador Cristovam Buarque para o cargo de Diretor Geral da Unesco. Mobilização pelo fim do fator previdenciário e pela garantia de um reajuste decente aos aposentados e pensionistas.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Apoio ao nome do Senador Cristovam Buarque para o cargo de Diretor Geral da Unesco. Mobilização pelo fim do fator previdenciário e pela garantia de um reajuste decente aos aposentados e pensionistas.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2008 - Página 48518
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • LEITURA, DOCUMENTO, APOIO, INDICAÇÃO, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, FUNÇÃO, DIRETOR GERAL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), IMPORTANCIA, AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, BRASIL, ANUNCIO, RECOLHIMENTO, ASSINATURA, CIDADÃO, OBJETIVO, REMESSA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • REITERAÇÃO, IMPORTANCIA, SOLUÇÃO, JUSTIÇA, SITUAÇÃO, APOSENTADO, PENSIONISTA, RECUPERAÇÃO, VALOR, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, OPINIÃO, ECONOMISTA, VANTAGENS, AMPLIAÇÃO, RECURSOS, SETOR, EFEITO, MOVIMENTAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, ANUNCIO, LOBBY, SENADOR, APROVAÇÃO, MATERIA, CAMARA DOS DEPUTADOS.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Geraldo Mesquita Júnior, quero fazer coro a sua fala, que, neste momento, nesta sexta-feira pela manhã, pela audiência da TV Senado - que é uma grande audiência -, da Rádio Senado, de todo o sistema de comunicação - agência, do jornal - sirva também de chamamento aos meus amigos e às minhas amigas de Santos - sei que aqui eles terão representantes, eles vão mandar ônibus para cá -, para, aqui, conversarmos sobre a possibilidade de, ou estarmos lá no dia 5, ou, quem sabe, aqui estaremos, neste Plenário, dia 5, para dar repercussão ao movimento que eles farão na baixada santista.

            Sr. Presidente, chegou até mim o documento de apoiamento que eu havia falado, o qual passo a ler, de iniciativa do Senador Geraldo Mesquita Júnior.

Os Senadores e as Senadoras da República, signatários deste documento, apóiam o nobre Senador, Professor Cristovam Buarque, hoje Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado Federal, para ocupar o cargo de Diretor Geral da Unesco, em gabinete situado em Paris, com o objetivo de garantir mais uma presença do Brasil em um segmento técnico, político e científico, com dimensão de comando internacional.

            Começaremos o abaixo-assinado neste momento, simbolicamente - vamos, naturalmente, procurar todos os Senadores -, e o remeteremos ao Presidente Lula, que está sensível a essa caminhada em defesa do fim do fator e dos aposentados, para que ele também fortaleça a idéia de termos o Senador Cristovam, que dedicou sua vida à educação - mesmo na vigília, oportunidade em que ele foi à tribuna defender os aposentados, ele não deixou de vincular o tema à questão dessa verdadeira revolução, como ele diz, que é o investimento na educação -, ocupando aquele cargo.

            Termino, Sr. Presidente - estou aberto ao debate, dentro do possível - dizendo que estou mais do que convencido, pela consistência dos documentos que recebo, inclusive de economistas de renome, que pedem-me até que eu provoque um debate aqui, caso ainda haja alguma dúvida sobre a importância de injetar dinheiro na conta - aí, Senador Gilvam - dos aposentados e pensionistas, dando-lhes o que eles têm de direito, e o que se deixou de pagar. Só isso. Esse é um dinheiro direto que vai fortalecer a própria economia interna. Com certeza, eles usarão o dinheiro para comprar remédio, comprar alimentação, pagar suas dívidas e aluguel, o que, naturalmente, vai gerar mais emprego.

            Por isso, Senador Mão Santa, quero reafirmar essa nossa disposição de, na terça-feira, fazermos, aqui, o que chamo de um ato simbólico, encaminhando à mão dos Deputados os projetos aprovados na Casa, que já estão lá, mas que fique claro: o Senado não vai se omitir. Vamos entregar a eles, e vamos deixar bem claro que continuaremos, dentro do limite de nossas forças, contribuindo para a grande mobilização, em nível nacional, pelo fim do fator e pela garantia de um reajuste decente aos aposentados e também aos pensionistas.

            Era isso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2008 - Página 48518