Discurso durante a 224ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Debate a complexidade da situação do aposentado.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Debate a complexidade da situação do aposentado.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2008 - Página 48145
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • ANALISE, COMPLEXIDADE, SITUAÇÃO, APOSENTADO, OCORRENCIA, REBAIXAMENTO, BENEFICIO, REAJUSTE, SALARIO, EQUIPARAÇÃO, SALARIO MINIMO, NECESSIDADE, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO, MANUTENÇÃO, RENDA, GARANTIA, QUALIDADE DE VIDA.

            O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Peço até vênia e permissão ao Senador Paulo Paim, mas minha intervenção se relaciona ao tema que ele vai abordar. Eu até pediria a S. Exª a gentileza de abordar o que foi colocado há pouco por alguns Senadores e que, na minha opinião, deve ser refletido por todos nós.

            O que foi dito ainda há pouco é que, nunca na história deste País - não vamos assim parodiar unicamente -, os aposentados que ganham um salário mínimo foram tão beneficiados nos seus reajustes e que nós deveríamos nos preocupar com aqueles que ganham mais do que um salário mínimo. Porém, a grande preocupação que os aposentados e pensionistas têm, Senador Paulo Paim, é que muitos que ganhavam mais do que um salário mínimo estão ganhando um salário mínimo agora. Então, é disso que estamos falando. E os que ganham mais do que um salário mínimo, se continuarem a ganhar os reajustes que estão ganhando, daqui a pouco, vão ganhar, vão perceber um salário mínimo também.

            Então, não se pode dizer que é um problema simples, só para aqueles que estão ganhando mais do que um salário mínimo. Não; é um problema complexo, porque eles ganhavam mais do que um salário mínimo e agora estão percebendo unicamente um salário mínimo.

            Então, é uma discussão que tem de ser feita. Sei que V. Exª vai abordar isso também com os dados que possui e a reflexão que deve ser feita. E é justamente aí que residem os objetivos e a virtude de alguns projetos de lei, como o fator previdenciário e os outros.

            Só queria destacar isso, porque poderia parecer para o público que acompanha este debate que a preocupação seria somente com aqueles que ganham mais do que um salário mínimo, porque quem ganha um salário mínimo nunca antes foi beneficiado dessa maneira na história do Brasil. Não; muitos que ganhavam mais do que um salário mínimo tiveram rebaixamento, um achatamento tal que agora estão recebendo um salário mínimo. E o restante vai receber um salário mínimo se a coisa continuar do jeito que está.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2008 - Página 48145