Discurso durante a 224ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoia a sugestão do Senador Mão Santa em destinar parte dos recursos adquiridos pela exploração do pré-sal para um fundo que financie as despesas das aposentadorias.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL. CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Apoia a sugestão do Senador Mão Santa em destinar parte dos recursos adquiridos pela exploração do pré-sal para um fundo que financie as despesas das aposentadorias.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2008 - Página 48146
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL. CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • APOIO, SUGESTÃO, MÃO SANTA, SENADOR, DESTINAÇÃO, RECURSOS, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, JAZIDAS, PERFURAÇÃO, RESERVATORIO, GARANTIA, FUNDOS, FINANCIAMENTO, DESPESA, APOSENTADORIA.
  • REGISTRO, ASSINATURA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), ENCAMINHAMENTO, RECURSOS, RECONSTRUÇÃO, MUNICIPIOS, AUXILIO, VITIMA, INUNDAÇÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

       O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, obrigado pela comunicação.

       Tenho certeza de que o Senador Paulo Paim vai entender o pedido de mais um tempinho antes da sua fala, porque, como o assunto Petrobras é recorrente, eu queria trazer à baila uma sugestão do Senador Mão Santa. Ouvi dele a sugestão.

       Trata-se das reservas do pré-sal, que não são propriedade da Petrobrás; são propriedade do povo brasileiro. O Senador Mão Santa sugere que, quando iniciada a exploração dessas reservas, Senador Paim, parte do resultado da exploração dessas reservas possa aportar em um determinado fundo - isso se configura posteriormente. Que parte dos resultados da exploração das reservas do pré-sal possa constituir um fundo para que financie as despesas das aposentadorias, o que acho saudável, uma idéia fantástica do Senador Mão Santa.

       Mais uma vez, de tanto ele cobrar do Presidente Lula medidas concretas com relação à calamidade que se abateu sobre o povo de Santa Catarina - o Senador Mão Santa passou o dia cobrando uma medida provisória do Presidente Lula -, que o Presidente acabou de atendê-lo. Assinou de fato uma medida provisória, Senador Heráclito, destinando R$1,8bilhão - e isso quem informa é o Rogério Escudeiro - num e-mail há pouco me enviado. Um bilhão e oitocentos mil reais para socorro dos prejuízos e das calamidades que se abateram sobre o povo de Santa Catarina.

       Portanto, o Senador Mão Santa foi atendido pelo seu companheiro Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2008 - Página 48146