Discurso durante a 224ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece os motivos da Petrobrás ter pedido um empréstimo de 2 bilhões para a Caixa Econômica Federal.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Esclarece os motivos da Petrobrás ter pedido um empréstimo de 2 bilhões para a Caixa Econômica Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2008 - Página 48146
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, DIALOGO, PRESIDENTE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, PROBLEMA, FINANÇAS, EMPRESA, NECESSIDADE, SOLICITAÇÃO, EMPRESTIMO, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), AUXILIO, PAGAMENTO, IMPOSTOS, ATIVO FINANCEIRO, EXTERIOR, OCORRENCIA, AUMENTO, VALOR, MOTIVO, VALORIZAÇÃO, DOLAR.

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a questão da Petrobras é bom esclarecer para não deixar dúvidas de que a Petrobras está quebrando, está com problemas financeiros. Falei agora há pouco com o Presidente Sérgio Gabrielli para esclarecer essas dúvidas. Ele me disse que a Petrobras tem um faturamento de 20 bilhões por mês e que, até o momento, o lucro líquido já ultrapassa R$20bilhões. Esses 2 bilhões de empréstimos foram para pagar impostos dos ativos lá fora, que dispararam com a alta do dólar.

            Então, o ganho cambial da Petrobras foi extraordinário e teve que pagar 11 bilhões de impostos. Esses 2 bilhões foram para ajudar a pagar impostos, mas o patrimônio da Petrobras foi elevado. Não tem nenhum problema com a Petrobrás, que está muito bem, vai ter um lucro de mais de 20 bilhões, com certeza, este ano, talvez mais do que no ano passado ainda.

            Então, só para não deixar dúvida de que a Petrobras, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, a Eletrobrás são patrimônios do Brasil e que orgulham o povo brasileiro. Então, para não deixar dúvida de que a Petrobras está muito bem financeiramente.

            Muito obrigado Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2008 - Página 48146