Discurso durante a 228ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Entrega do manifesto assinado por trinta deputados em defesa dos aposentados. Registro do encaminhamento dos projetos de lei de autoria do orador para votação na Câmara dos Deputados.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL. MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Entrega do manifesto assinado por trinta deputados em defesa dos aposentados. Registro do encaminhamento dos projetos de lei de autoria do orador para votação na Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2008 - Página 48962
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL. MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • ENTREGA, DOCUMENTO, SUBSCRIÇÃO, DEPUTADO FEDERAL, MANIFESTAÇÃO, APOIO, LUTA, DEFESA, APOSENTADO, REGISTRO, ENCAMINHAMENTO, VOTAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, UNANIMIDADE, APROVAÇÃO, SENADO, RECUPERAÇÃO, VALOR, APOSENTADORIA, EXTINÇÃO, FATOR, NATUREZA PREVIDENCIARIA, VINCULAÇÃO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, REAJUSTE, SALARIO MINIMO.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, TRABALHADOR, CONGRESSO NACIONAL, PRESENÇA, REPRESENTANTE, APOSENTADO, PENSIONISTA.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Continuando a vigília, que se iniciou às 18 horas e que se estenderá até às 6 de amanhã, Sr. Presidente, permita-me, rapidamente - e o faço simbolicamente -, entregar o manifesto assinado por 30 Deputados - S. Exªs estiveram neste plenário. Com certeza, a Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados ultrapassa 250 Parlamentares. Aliás, encontram-se presente neste plenário os Deputados Arnaldo Faria de Sá, Cleber Verde e Jurandy Loureiro. Gostaria que S. Exªs pudessem vir até mim para, simbolicamente, entregar-lhes os três projetos que o Senado aprovou, por unanimidade. Refiro-me ao fim do fator previdenciário, que é o PL nº 296; ao de nº 42, que vai garantir ao aposentado o mesmo reajuste concedido ao salário mínimo, e também ao de nº 58, que manda atualizar pelo número de salários mínimos recebidos à época da aposentadoria. O Senado cumpriu a sua parte, Senador Garibaldi. Todos os 81 Srs. Senadores trabalharam para isso acontecer.

            Então, neste momento, simbolicamente, estamos passando esta responsabilidade, mas é uma boa responsabilidade, que é uma boa causa, para a Câmara dos Deputados, com essa simbologia. Espero que, se tivermos de fazer vigília, a partir deste momento, será na Câmara dos Deputados; se tivermos de fazer alguns encontros nas capitais, como está acertado - teremos um na sexta-feira, em São Paulo -, com os aposentados, pela aprovação dos três projetos, faremos, com certeza absoluta.

            Amanhã, aqui em Brasília, em frente ao Congresso, cerca de dez mil trabalhadores aqui estarão. Entre as bandeiras, também estarão as dos aposentados e pensionistas.

            Agora, com a Câmara dos Deputados.

            Obrigado, Presidente. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2008 - Página 48962