Discurso durante a 228ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar pelo falecimento da arquiteta pernambucana Janete Costa.

Autor
Marco Maciel (DEM - Democratas/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Manifestação de pesar pelo falecimento da arquiteta pernambucana Janete Costa.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2008 - Página 48963
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ARQUITETO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), COMENTARIO, BIOGRAFIA, ELOGIO, IMPORTANCIA, DIFUSÃO, VALORIZAÇÃO, CARREIRA, ARQUITETURA E URBANISMO, LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, JORNAL DO COMMERCIO, HOMENAGEM, ARTISTA, MANIFESTAÇÃO, VOTO DE PESAR, FAMILIA.

            O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a exemplo do que disse o Senador Sérgio Guerra, eu gostaria, nesse instante também, de externar o sentimento pelo falecimento da arquiteta Janete Costa, ocorrido no dia 28 de novembro, na cidade de Olinda. Solicito inserção em ata de voto de profundo pesar; apresentação de condolências aos familiares; ao Museu de Arte Popular de Pernambuco; ao Instituto Ricardo Brennand; ao Museu do Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco.

            Sem querer me alongar, Sr. Presidente, lembraria que a arquiteta, designer, cenógrafa e curadora Janete Costa atuou em sua área, participando diretamente da difusão e valorização da carreira, sendo referência em Pernambuco e no Brasil, em projetos de residências, hotéis e prédios públicos.

            Amiga pessoal de Burle Marx, desenvolveu projetos de paisagismo de notório reconhecimento. Durante sua fecunda vida, colecionou vasto acervo de artesanato exposto recentemente na Exposição Uma Vida, no Museu do Estado de Pernambuco, e sua coleção de frascos de farmácia e vidros decorativos está em exposição no Instituto Ricardo Brennand.

            Partilhou sua vida por mais de 40 anos com o igualmente arquiteto Acácio Gil Barsoi, Prof. da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco, e seus quatro filhos seguiram caminhos paralelos a sua vocação profissional.

            Sr. Presidente, passarei a ler trecho de matéria publicada no Jornal do Comércio:

O ímpeto criativo e incansável de Janete Costa não se foi com ela na noite da última sexta-feira, quando fechou os olhos pela última vez. A arquiteta e curadora, que faleceu depois de longa luta contra um câncer, deixa como legado mais do que os frutos de seu trabalho, mas a marca de uma personalidade que não descansou até o fim.

            Mais adiante acrescenta a matéria:

O fato é Janete Costa ter morrido sem ver concretizado o seu último grande trabalho da Natureza o Museu do Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco, que se encontra em Casa Forte. O espaço, fechado há mais de quatro anos para reforma, vai reabrir as portas no próximo 17 deste mês com o novo projeto museográfico assinado justamente pela arquiteta. Aliás, obra doada por ela.

            Devo, ao encerrar, Sr. Presidente, dizer que o falecimento de Janete Costa foi para todos nós pernambucanos uma grande perda. Sabemos que seu exemplo frutificará, pois, quando desaparece uma pessoa como Janete Costa, certamente, novas sementes brotarão, contribuindo para o enriquecimento da vida cultural do País.

            Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2008 - Página 48963