Discurso durante a 228ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio à candidatura do Senador Tião Viana à presidência do Senado.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Manifestação de apoio à candidatura do Senador Tião Viana à presidência do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2008 - Página 48966
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, MANIFESTAÇÃO, APOIO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), BANCADA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), CANDIDATURA, TIÃO VIANA, SENADOR, PRESIDENCIA, SENADO, REITERAÇÃO, NECESSIDADE, MESA DIRETORA, CAPACIDADE, DESENVOLVIMENTO, DIALOGO, CAMARA DOS DEPUTADOS, LEGITIMIDADE, POPULAÇÃO, MANUTENÇÃO, ESTABILIDADE, DEBATE, EXECUTIVO, JUDICIARIO, ELOGIO, TRABALHO, GARIBALDI ALVES FILHO, CONGRESSISTA.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

            Estou inscrito como Líder, mas vou usar da palavra no menor espaço de tempo como questão de ordem para poder colaborar com o trabalho do Senado, do Plenário, quanto à votação da primeira matéria que concordo plenamente neste encaminhamento.

            Primeiro, Sr. Presidente, o PSB tomou hoje uma decisão de Partido e de bancada - a minha posição, a posição do Senador Antonio Carlos Valadares -, e estamos manifestando o nosso apoio à candidatura já colocada pelo Partido dos Trabalhadores do Senador Tião Viana à Presidência do Senado. V. Exª tem dois meses na Presidência do Senado, V. Exª tem dois meses à frente do Senado, tem tido nosso apoio para poder exercer o papel de Presidente do Senado; desenvolve com elegância e desenvoltura a Presidência do Senado. Mas o Senado entrou num debate que acho muito antecipado, entrou no debate sobre candidatura para a Presidência, e o PSB fez uma reflexão, a reflexão do Partido, da bancada, e reafirma a necessidade de uma pauta, de uma agenda para esta Casa, de uma Mesa Diretora que possa, de fato, fazer com que haja um diálogo permanente entre o Senado e a Câmara dos Deputados, que possa ter legitimidade junto à população e termos um nível de debate com o Poder Executivo e com o Poder Judiciário; e V. Exª tem tentado desenvolver esse trabalho.

            Então, hoje, nós estamos manifestando o nosso apoio à candidatura do Senador Tião Viana, porque reconhecemos na sua experiência, nesses dez anos de trabalho que ele desenvolve aqui, no Senado, uma liderança com capacidade de diálogo, com sensibilidade para poder estabelecer essa agenda.

            Então, estamos aqui, Senador Tião Viana e aos membros desta Casa, de forma transparente e aberta, manifestando o nosso apoio, confiantes de que daremos passos adiante com essa posição e ajudaremos, efetivamente, nesse novo momento que o Senado quer vivenciar.

            A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Senador, só um minutinho, um pequeno aparte. Não quero fazê-lo apenas e tão somente em nome da Bancada do PT, mas acho que devo fazê-lo em nome da Casa, porque, apesar de ter sido profundamente antecipado esse debate da sucessão, penso que temos de ter um espírito de construção de unidade, o que o Senado da República está a exigir de todos nós. É por isso que a deliberação do PSB e o anúncio nesta noite por V. Exª do debate feito, da decisão tomada de apoio à candidatura ao nome do nosso querido companheiro Senador Tião, reveste-se exatamente deste significado: a construção de uma candidatura unitária que some todos os esforços necessários para que o Senado cada vez mais seja uma instituição à altura dos grandes desafios que o Brasil e o Poder Legislativo têm. Acho que nós vivemos momentos extremamente tumultuados, mas temos superado, temos buscado reconstruir a nossa imagem, e acho que é sob essa direção, sob essa ótica que todos nós estamos empenhados em construir uma sucessão unitária, na qual nós não temos dúvida de que o nome do Senador Tião Viana cabe plena e totalmente e de forma bastante adequada.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - O ideal, Senadora Ideli, é que nós pudéssemos ter uma candidatura que pudesse representar a Instituição, o Senado, que não fosse da base, que não fosse da oposição, uma candidatura da Instituição; e o Senador Tião Viana tem perfil para poder trabalhar no diálogo com todos os Senadores, com todos os partidos, na direção de uma candidatura que represente, de fato, esta Instituição e que a coloque numa relação madura e de igual para igual com os demais Poderes.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - V. Exª me permite? Uma vez que os Senadores da Oposição pedem que caminhemos logo para a votação, quero apoiar a iniciativa de V. Exª, tanto na avaliação que faz do Senador Garibaldi Alves como Presidente, que se tem destacado por inúmeras ações na direção de maior transparência da gestão do Senado Federal com muitas medidas que têm sido apoiadas por todos nós - vou uma hora me estender mais sobre isso -, mas também pela indicação do Senador Tião Viana para a Presidência, pessoa que tem colaborado muito, inclusive como Vice-Presidente na gestão do Senador Garibaldi Alves. Meus cumprimentos a V. Exª.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador Eduardo Suplicy. Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2008 - Página 48966