Discurso durante a 229ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a visita do ministro Mangabeira Unger ao município de Machadinho em Rondônia para debater a regularização fundiária.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FUNDIARIA.:
  • Registra a visita do ministro Mangabeira Unger ao município de Machadinho em Rondônia para debater a regularização fundiária.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2008 - Página 49441
Assunto
Outros > POLITICA FUNDIARIA.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, SECRETARIA ESPECIAL, POLITICA, LONGO PRAZO, GOVERNADOR, LIDERANÇA, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, VEREADOR, MUNICIPIO, MACHADINHO (RS), ESTADO DE RONDONIA (RO), DEBATE, REGULARIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO FUNDIARIA, COMBATE, DESMATAMENTO, REGIÃO.
  • SOLICITAÇÃO, REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, DEBATE, POPULAÇÃO, MELHORIA, SISTEMA FUNDIARIO, ESTADO DE RONDONIA (RO), OCORRENCIA, CONFLITO, ESPECIFICAÇÃO, DENUNCIA, TELEJORNAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), LUTA, RESERVA INDIGENA, COMUNIDADE, REGIÃO.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero apenas registrar - e que sirva de exemplo a ser seguido - a ida do Ministro Mangabeira ao Estado de Rondônia. O Ministro Mangabeira marcou uma reunião no PA Machadinho, no Município de Machadinho, com o Governador Ivo Cassol, com lideranças aqui do Senado, com Deputados Federais e com a Assembléia Legislativa, e tratou o problema de frente, pois sabe que nosso problema é a regularização fundiária. V. Exª também tem defendido muito, desta tribuna, a regularização fundiária. Quem sabe vamos combater... Quem sabe não: acredito que a solução é combatermos, para que possamos, de vez, extirpar essa questão do desmatamento da região amazônica. Para isso, temos que ter soluções concretas. E o Ministro Mangabeira dá um sinal de que isso é possível.

            E faço aqui um apelo ao Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, ao Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e também ao Ministro do MDA, pois há várias áreas de conflito em Rondônia. Que sigam o exemplo do Ministro Mangabeira, que desçam até as bases, que desçam onde existem os problemas, que enfrentem os problemas sem viseiras, que vão ao encontro de soluções, que discutam com a sociedade, que discutam com a população, que está vivendo o problema.

            Temos um problema sério, que inclusive foi denunciado pela Rede Globo de Televisão, que é a questão da Reserva de Bom Futuro. Na verdade, ninguém mostra que aquele povo está lá há mais de vinte anos, que deixaram aquele povo entrar na área, e hoje não há como retirá-lo de lá. Não é simplesmente com uma canetada aqui, em uma sala com ar-condicionado, que se retira uma população em torno de cinco mil famílias, Sr. Presidente.

            Portanto, faço este apelo principalmente ao Ministro Minc: que siga o exemplo do Ministro Mangabeira, que está indo ao encontro dos problemas e procurando soluções. E que ajudem o Ministro Mangabeira, que está buscando o caminho a fim de que possamos regularizar de vez nossas áreas, que são hoje tidas como áreas de ninguém.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2008 - Página 49441