Pronunciamento de Heráclito Fortes em 09/12/2008
Discurso durante a 233ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Denuncia o caos em que se encontram as Centrais Elétricas do Piauí, e os constantes apagões no Estado, inclusive em Teresina, com prejuízo para os seus mais de 700 mil habitantes.
- Autor
- Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
- Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA ENERGETICA.:
- Denuncia o caos em que se encontram as Centrais Elétricas do Piauí, e os constantes apagões no Estado, inclusive em Teresina, com prejuízo para os seus mais de 700 mil habitantes.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/12/2008 - Página 50606
- Assunto
- Outros > POLITICA ENERGETICA.
- Indexação
-
- DENUNCIA, SITUAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS DO PIAUI S/A (CEPISA), OCORRENCIA, PROBLEMA, ABASTECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, ESPECIFICAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PIAUI (PI), OMISSÃO, GOVERNADOR, SOLICITAÇÃO, ORADOR, URGENCIA, PROVIDENCIA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), PRESIDENTE, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS).
O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, um breve comentário.
Ontem, ocupei a tribuna - V. Exª presidia a Casa - para falar sobre a lástima em que se encontram as Centrais Elétricas do Piauí - Cepisa. Hoje, temos de fazer pronunciamentos, Senador Mão Santa, e ter cuidado, porque o Governo não aceita oposição. Usam a tática de tentar desqualificar a denúncia e o denunciante, mas temos de cumprir com o nosso dever.
Pois bem. Hoje, o Governador foi participar de uma solenidade na Associação Piauiense de Municípios e novamente o apagão se deu nas barbas do Governador. Os blogs do Piauí - alguns estão sobre a minha mesa - noticiam. O Acessepiauí, 180graus, vários blogs. O Governador teve de falar sem microfone, com a sala completamente escura, mas ele não vem a Brasília cobrar do Governo Federal esse caos que está acontecendo no Estado do Piauí, particularmente na nossa capital, Teresina.
Imaginem o prejuízo de quem tem as suas vendas, de quem tem a sua comidinha na geladeira, de quem tem as suas quitandas, sua bodega, com venda de produtos perecíveis. Então o Governador precisa se lembrar de que é bom ir a Paris, é bom passear pelo mundo às custas do Governo, mas também é bom governar.
Essa questão da Cepisa está virando uma brincadeira. Faço aqui mais um apelo ao Ministro Edison Lobão e ao Dr. José Antônio, Presidente da Eletrobrás, no sentido de que tenham o mais rápido possível uma solução para o caos em que se encontra a Cepisa no Estado do Piauí. Teresina, a capital, com mais de 700 mil habitantes, vive um apagão em cima de apagão.
Faço esse registro, Sr. Presidente, com a certeza de que o Governador acorde a comece a cuidar e a governar o Estado do Piauí.
Muito obrigado.