Discurso durante a 233ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Sauda a aprovação pela CAE de projeto de lei autorizativo para a criação de 46 zonas de processamento de exportação.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Sauda a aprovação pela CAE de projeto de lei autorizativo para a criação de 46 zonas de processamento de exportação.
Publicação
Publicação no DSF de 10/12/2008 - Página 50612
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SENADO, MATERIA, AUTORIZAÇÃO, CRIAÇÃO, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE), TERRITORIO NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, ALTA FLORESTA (MT), SINOP (MT), VARZEA GRANDE (MT), BARRA DO GARÇAS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), EXPECTATIVA, IMPLEMENTAÇÃO, EXECUTIVO, COMBATE, DESIGUALDADE REGIONAL, AMPLIAÇÃO, OFERTA, EMPREGO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA.

            O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Um minuto só. Eu quero apenas fazer aqui o registro de que hoje nós aprovamos na Comissão de Assuntos Econômicos o projeto de lei autorizativo para a criação de 46 ZPEs no Brasil. Foi contemplado Mato Grosso com quatro delas, nas cidades de Alta Floresta, Sinope, Várzea Grande e Barra do Garças. Aproveitando a lembrança do companheiro Senador Valter, cito também a cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Açu, lá do Rio Grande do Norte, da Senadora Rosalba.

            Então, eu acho que foi um grande avanço, em que pese ser apenas de caráter autorizativo. Cabe e compete ao Governo, por intermédio do Poder Executivo e, sobretudo, do Ministério do Desenvolvimento com o seu Conselho, aprovar essa criação. Foi um avanço muito grande, tendo em vista que, com a criação das ZPEs e das possíveis subZPEs no Brasil, certamente nós poderemos acabar com esses desequilíbrios inter-regionais que há no Brasil: grandes índices de prosperidade e alguns Estados e regiões paupérrimas. Nesse caso, particularmente, eu entendo que vamos, com certeza, buscar melhor distribuição de renda e, acima de tudo, geração de emprego para as nossas regiões mais pobres deste País.

            V. Exª também participou e sabe, Presidente Mão Santa, que, na verdade, falta um pouco de apetite por parte do Governo Federal no sentido de fazer políticas como essa, que, certamente, buscam um melhor Brasil e, acima de tudo, dar cidadania aos nossos milhares de brasileiros que estão à mercê de uma política de desenvolvimento. Certamente vamos criar uma nova perspectiva de vida para a nossa população.

            De tal forma que eu acho, Senador Mão Santa, que preside esta sessão, que foi um grande avanço. Vamos lutar para que essas ZPEs possam ser concretizadas - se possível, a partir do ano que vem, as primeiras já serem instaladas neste imenso País.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/12/2008 - Página 50612