Pronunciamento de Mão Santa em 09/12/2008
Fala da Presidência durante a 233ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Lê alguns trechos de um discurso do então Senador Barack Obama, em 21 de fevereiro de 2005, aniversário de 65 anos de John Lewis, um líder negro.
- Autor
- Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
POLITICA INTERNACIONAL.:
- Lê alguns trechos de um discurso do então Senador Barack Obama, em 21 de fevereiro de 2005, aniversário de 65 anos de John Lewis, um líder negro.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/12/2008 - Página 50619
- Assunto
- Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
- Indexação
-
- LEITURA, TRECHO, DISCURSO, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), PERIODO, EX SENADOR, HOMENAGEM, LIDER, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, DESIGUALDADE SOCIAL, EXPECTATIVA, ORADOR, GESTÃO, DEMOCRACIA, GOVERNO ESTRANGEIRO.
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Cristovam, tenho em mão um dos discursos pronunciados no Senado americano pelo Senador Obama em 21 de fevereiro de 2005, aniversário de 65 anos de John Lewis, um líder, um resistente negro do nível de Martin Luther King.
Eis alguns trechos que eu grifei:
Mas podemos e eis-me aqui porque pessoas como John Lewis acreditaram. Porque pessoas como John Lewis não tiveram medo e arriscaram tudo para lutar pelo que acreditavam.
[...].a voz de Martin Luther King falar de sonhos e encher o coração dele de esperança.
O caminho que John escolheu para si não foi fácil. Mas o caminho da mudança nunca o é.
Essa é, de fato, a audácia da esperança.
Este é o título do último livro dele: Audácia da esperança.
E mais adiante:
[...] que a mudança ocorreu porque as boas pessoas de uma grande nação assim o quiseram.
Hoje, tenho certeza de que todos aqui concordam que ainda temos canções a cantar e pontes a atravessar. (...) é que a mudança nunca é fácil, mas é sempre possível.
Hoje, precisamos de coragem. Precisamos da coragem de dizer que está errado o fato de uma em cada cinco crianças nascer em meio à pobreza e isso no país mais rico do mundo. E que está certo fazer o que for necessário para dar aos nossos filhos o cuidado e a educação de que necessitam para realizar o potencial dado a eles por Deus.
Sem dúvida, nasce para o mundo um estadista dentro da democracia: Obama, nascido no Havaí, é um profundo seguidor de Martin Luther King.