Discurso durante a 234ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Desmente a hipótese divulgada pela imprensa hoje da candidatura de S.Exa. para a Presidência do Senado.

Autor
Valter Pereira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Valter Pereira de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Desmente a hipótese divulgada pela imprensa hoje da candidatura de S.Exa. para a Presidência do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2008 - Página 50719
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • DESMENTIDO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUSENCIA, ORADOR, DISPUTA, PRESIDENCIA, SENADO, COMENTARIO, POSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), APRESENTAÇÃO, CANDIDATURA, POSSIBILIDADE, ESCOLHA, PEDRO SIMON, JOSE SARNEY, SENADOR.
  • REGISTRO, APOIO, ORADOR, CANDIDATURA, PEDRO SIMON, SENADOR, PRESIDENCIA, SENADO.

            O SR. VALTER PEREIRA (PMDB - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, um diário publicou uma nota na edição de hoje dando conta de que eu estaria na disputa pela Presidência do Senado. Eu quero dizer a V. Exª que não procede essa informação. V. Exª, que é meu companheiro de Partido, sabe qual tem sido a minha conduta diante desta questão.

            O PMDB hoje tem duas decisões. A primeira decisão é que vai lançar candidato à Presidência do Senado. Essa é uma decisão que está apascentada. E a segunda decisão é que vai se reunir proximamente a fim de definir qual é o nome, sendo que, de todas as análises que fizemos até o presente momento, dois nomes se sobressaem, duas figuras emblemáticas pelas suas histórias, seus currículos que enriquecem esta Instituição: Senador Pedro Simon e Senador José Sarney.

            O Senador Pedro Simon é um símbolo do PMDB, como V. Exª sabe muito bem. É um homem cuja luta inteira se confunde com o próprio processo de redemocratização do País. Portanto o Partido se inclina para a candidatura do Senador Pedro Simon. E, dentro do Partido, eu defendo o nome dele. Será o meu candidato.

            Todavia, se o Partido inclinar-se para o outro nome, o nome do Presidente Sarney, estará igualmente muito bem representado, porque se trata de um homem que tem grande autoridade, um político respeitado em todo o território nacional, depois de ter exercido tantos mandatos, inclusive a Presidência da República.

            Portanto, quero dizer a quem produziu essa matéria e a todo o País que os dois nomes do PMDB são esses. Só na hipótese de nenhum dos dois aceitar essa missão é que outros nomes serão avaliados. Enquanto não se esgotarem os esforços para que um deles seja o representante do PMDB nessa peleja, qualquer cogitação de outro nome não tem procedência.

            Era essa a informação que queria dar a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2008 - Página 50719