Discurso durante a 234ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de aplauso ao Dr. Alceu Marques pela sua posse como Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de aplauso ao Dr. Alceu Marques pela sua posse como Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2008 - Página 51105
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, POSSE, PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ELOGIO, VIDA PUBLICA, VOTO, CONFIANÇA, DIREÇÃO, MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL.
  • SOLIDARIEDADE, DISCURSO, ARTHUR VIRGILIO, SENADOR, DEFESA, BANCADA, OPOSIÇÃO, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, EXPECTATIVA, AUMENTO, CRISE, ECONOMIA.

            O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apresentei requerimento para que seja oficiado ao Procurador de Justiça de Minas Gerais, Dr. Alceu Marques, voto de congratulações pela sua posse como Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, na data de ontem, dia 9 de dezembro.

            Alceu José Torres Marques concluiu os cursos de Direito em Minas Gerais, na universidade federal, e de Engenharia Industrial Elétrica, no Cefet. Ingressou no Ministério Público em 1987. Atuou nas cidades de Açucena, no Vale do Rio Doce, Guanhães, Contagem e Belo Horizonte.

            Foi eleito membro do Conselho Superior do Ministério Público entre 1996 e 1998 e nomeado membro da Câmara de Procuradores de Justiça em 1999 e 2000.

            Como diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, entre 1999 e 2000, promoveu o primeiro curso de preparação e capacitação de servidores do Ministério Público. Foi ainda Presidente da Associação Mineira do Ministério Público, de 2001 a 2003.

            Em 2000, foi nomeado Procurador-Geral de Justiça adjunto e assumiu o cargo de Procurador-Geral de Justiça em setembro do mesmo ano. Nessa época, houve uma transição e, entre 2004 e 2006, desempenhou as funções também de Procurador-Geral adjunto. Agora, foi nomeado pelo Governador Aécio Neves Procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, após o processo interno.

            Assim é que viemos aqui prestar esta homenagem ao Procurador-Geral de Justiça Alceu Torres Marques pela sua nomeação, pela sua profícua carreira como titular e substituto em suas diversas funções no interior e na capital do Estado.

            Sabendo do seu apurado tirocínio, bem servirá ao Direito e à Justiça, agora no grau máximo do Ministério Público de Minas Gerais, permitindo que continue a prestar excelentes serviços à sociedade brasileira, à mineira em particular, com seu espírito de justiça e de responsabilidade.

            Era o registro que eu queria fazer, Sr. Presidente, neste requerimento de voto de congratulações pela sua posse.

            Além disso, quero só dizer que, evidentemente, concordo com o nosso Líder Arthur Virgílio na crítica que faz, e nós não sabemos de ninguém que esteja torcendo contra o Brasil, não. Pelo contrário, nós todos estamos torcendo a favor.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2008 - Página 51105