Pronunciamento de José Nery em 16/12/2008
Discurso durante a 240ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração do vigésimo quinto aniversário do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP.
- Autor
- José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
- Nome completo: José Nery Azevedo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
- Comemoração do vigésimo quinto aniversário do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP.
- Aparteantes
- Renato Casagrande.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/12/2008 - Página 52493
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, PRESENÇA, SESSÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, DEPARTAMENTO, ENTIDADES SINDICAIS, ASSESSORIA LEGISLATIVA, COMENTARIO, HISTORIA, ENTIDADE, BUSCA, DIREITOS E GARANTIAS TRABALHISTAS, ATUAÇÃO, PODERES CONSTITUCIONAIS, CONGRESSO NACIONAL, PRODUÇÃO, LEGISLAÇÃO, REIVINDICAÇÃO, MOVIMENTO TRABALHISTA.
- REGISTRO, ATUAÇÃO, DEPARTAMENTO, ENTIDADES SINDICAIS, AMBITO NACIONAL, COMENTARIO, IMPORTANCIA, PUBLICAÇÃO, PERIODICO, JORNAL, OBRA INTELECTUAL, DIVULGAÇÃO, AVALIAÇÃO, FISCALIZAÇÃO, CONGRESSISTA, RELEVANCIA, MELHORIA, CONGRESSO NACIONAL.
- ELOGIO, INICIATIVA, PAULO PAIM, SENADOR, SESSÃO, HOMENAGEM, ENTIDADE, COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, CONGRESSISTA, LUTA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, GARANTIA, DIREITOS, TRABALHADOR, APOSENTADO.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Alvaro Dias, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, quero saudar todas as entidades sindicais aqui presentes, sindicatos, federações e confederações de trabalhadores que integram e apóiam o trabalho do Diap.
Saúdo, especialmente, a Diretoria do Diap, o Sr. Celso Napolitano; o advogado trabalhista e idealizador do Diap, Dr. Ulisses Riedel de Resende; e o Dr. Antônio Queiroz, Coordenador do Diap.
O Diap, fundado em 1983, com o intuito de ser um canal de expressão das mais sentidas necessidades das classes trabalhadoras do nosso País, estruturou-se para atuar junto aos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional, no sentido de transformar em normas legais as reivindicações predominantes, majoritárias e consensuais da classe trabalhadora brasileira.
O Diap nasceu para colocar-se a serviço dos trabalhadores e, atualmente, é constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores, congregando centrais, confederações, sindicatos e associações, distribuídas em todos os Estados da Federação.
O Diap é dirigido pela entidades filiadas que constituem a assembléia geral e se reúnem ordinariamente, de forma estatutária. A sua diretoria é constituída por dirigentes sindicais. Toda a sua atuação está pautada por princípios como: decisões democráticas, sem vinculação partidária, excelência em conhecimento técnico e voltado completamente para atuar como instrumento da classe trabalhadora.
O Diap notabilizou-se, nesse período de 25 anos, por publicações regulares no Boletim Informativo e no jornal do Diap, de subsídios sobre projetos, votações e comportamento de Partidos e Parlamentares no Congresso Nacional.
No quesito monitoramento de Parlamentares tem lançado livros sobre o perfil dos Parlamentares, que alcançou grande credibilidade, como o Quem é Quem, com várias edições, bem como Os Cabeças do Congresso Nacional.
O Diap, senhoras e senhores, no meu entendimento, é um saudável instrumento de controle externo da atividade parlamentar, porque cada voto dos Srs. Parlamentares, cada projeto, cada emenda constitucional, cada aspecto da atividade legislativa, é acompanhado, avaliado e esse trabalho é informado à classe trabalhadora brasileira, à imprensa, aos organismos vivos que constituem a nossa jovem democracia.
Nesse sentido, considero o trabalho do Diap como o de uma verdadeira instituição republicana, que reúne características fundamentais, como independência, autonomia, democracia, credibilidade e respeitabilidade, que são, a meu ver, ingredientes essenciais que marcam os 25 anos de atuação do Diap, fazendo com que o seu trabalho, seus estudos, suas análises, seus posicionamentos sejam considerados por todos os Partidos e por todos os Parlamentares como algo fundamental na avaliação do trabalho que produzimos nas duas Casas do Congresso Nacional.
O Diap exerce um tipo de pressão moral, política e técnica, colaborando de forma essencial para o aprimoramento das nossas instituições e, sobretudo, para a conquista dos direitos, a afirmação da conquista e ampliação da conquista dos direitos dos trabalhadores do nosso País.
Portanto, ao completar 25 anos...
O Sr. Renato Casagrande (Bloco/PSB - ES) - V. Exª me concede um aparte, Senador?
O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA) - Com satisfação, concedo um aparte ao Líder, Senador Renato Casagrande.
O Sr. Renato Casagrande (Bloco/PSB - ES) - Senador Nery, primeiro quero agradecer a V. Exª a oportunidade do aparte. Cheguei atrasado e não quero me inscrever, porque nós temos que entrar na Ordem do Dia. Entretanto, eu não poderia deixar de fazer uma saudação aos diretores do Diap aqui presentes, às lideranças das entidades dos trabalhadores que estão aqui participando desta sessão junto conosco e dizer da importância do Diap, não só para as entidades dos trabalhadores, mas para a sociedade, para os meios de comunicação do nosso País, para nós Parlamentares. O perfil que é feito de cada Parlamentar, o acompanhamento da atuação de cada Parlamentar, a articulação que é feita, buscando o interesse dos trabalhadores brasileiros... Então também quero aqui, mesmo que seja de forma bastante sucinta e rápida, deixar registrado nos Anais desta Casa o meu respeito ao Diap, o respeito do meu Partido, o PSB, ao Diap e a certeza de que continuaremos com essa instituição que vai continuar assessorando a sociedade brasileira, entidade da sociedade e dos trabalhadores, mas vai também continuar nos assessorando aqui dentro do Congresso Nacional. Obrigado, José Nery. (Palmas.)
O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA) - Juntamos nossas palmas às do Plenário, Senador Casagrande, para saudar a intervenção de V. Exª, que se associa à homenagem que todos fazemos aqui ao Departamento Intersindical de Pesquisa e Assessoria.
Ao completar 25 anos, é muito justa a homenagem ao Diap, porque, aqui, presenciamos e reconhecemos o trabalho de uma instituição corajosa, firme, idônea, que certamente já inscreveu o seu nome nas páginas das lutas democráticas do nosso País.
Concluo dizendo da nossa satisfação ao saber que esta homenagem é fruto de um requerimento do Senador Paulo Paim, um dos mais destacados Senadores, senão o mais destacado, na luta do povo brasileiro em defesa dos mais pobres, dos excluídos, dos trabalhadores, e merece aqui, com certeza, junto com o Diap, esta homenagem que o Diap recebe nos seus 25 anos. A homenagem que fazemos ao Diap, não nos cansamos de fazer ao Senador Paim, pelo brilhantismo da sua atuação, pela coragem de seus posicionamentos em defesa do salário mínimo, dos aposentados, dos portadores de necessidades especiais, da causa dos direitos humanos e da busca da justiça.
O Senador Paim e os demais Senadores subscreveram o requerimento para esta sessão especial, eu diria que temos aqui um justo motivo para homenagear o Diap e o Senador Paulo Paim, porque o Senador Paim também é uma instituição por tudo aquilo que representa na luta por democracia e por respeito ao direito dos trabalhadores. Tal qual o Diap, S. Exª se destaca e, com certeza, já inscreveu, há muito tempo, o seu nome na história das lutas democráticas e de libertação do nosso povo.
Parabéns e vida longa ao Diap! Saúdo toda a equipe técnica, toda a diretoria, todos os colaboradores, desejando que, daqui a 25 anos, possamos todos
comemorar com igual entusiasmo, com a celebração que fazemos aqui de forma uníssona, por todos os Partidos, por todas representações do brilhante trabalho em prol da classe trabalhadora brasileira e, principalmente, em prol da democracia.
Parabéns Diap!
Muito obrigado. (Palmas.)
Modelo1 1/13/253:05