Pronunciamento de Flexa Ribeiro em 16/12/2008
Discurso durante a 240ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro dos artigos intitulados "O governo vai às compras?", e "Mal explicado", ambos publicados no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 23 de outubro último.
- Autor
- Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
- Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
BANCOS.:
- Registro dos artigos intitulados "O governo vai às compras?", e "Mal explicado", ambos publicados no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 23 de outubro último.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/12/2008 - Página 53250
- Assunto
- Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. BANCOS.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, CRITICA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), AUTORIZAÇÃO, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), AQUISIÇÃO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, EFEITO, FALTA, SEGURANÇA, MERCADO, QUESTIONAMENTO, ESCLARECIMENTOS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), DUVIDA, PROTEÇÃO, SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL, APURAÇÃO, JORNALISTA, ACORDO, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), BANCO OFICIAL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), OPERAÇÃO, CAMBIO.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, neste momento, para fazer o registro do artigo intitulado “O governo vai às compras?”, publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo, em sua edição de 23 de outubro de 2008.
O artigo do jornalista econômico Rolf Kuntz analisa a explicações a MP 443 e critica sua edição. “Mais uma vez o governo meteu os pés pelas mãos, ao preparar em segredo a Medida Provisória (MP) 443, para autorizar o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal a comprar ações - e até o controle - de instituições financeiras públicas ou privadas. Em vez de segurança, espalhou desconfiança e agitação no mercado. Alguém no Palácio do Planalto, ou na vizinhança, deve ter ouvido aquela conversa a respeito da oportunidade como outra face da crise. Como resultado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e companheiros decidiram aproveitar a ocasião para ampliar os negócios das duas instituições federais. O texto publicado ontem é uma caricatura malandra e ostensiva da política de capitalização bancária lançada no Reino Unido e depois adotada oficialmente nos dois lados do Atlântico - primeiro, do Atlântico Norte, mas o presidente Lula não poderia ficar fora de mais esse movimento transoceânico..”
Sr. Presidente, para concluir, requeiro que o referido artigo passe a integrar os Anais do Senado Federal.
Como segundo assunto, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento, para fazer o registro do artigo intitulado “Mal explicado”, publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo, em sua edição de 23 de outubro de 2008.
O artigo do jornalista econômico Celso Ming analisa as explicações do ministro Guido Mantega sobre a MP 443 e questiona as explicações do Ministro. “As explicações oficiais não foram lá muito convincentes e, por isso, a Medida Provisória 443 destinada a criar mecanismos de proteção à rede bancária deixou mais dúvidas do que certezas. Mas esta coluna apurou que a autorização para que o Banco Central possa trocar reais por moeda forte foi combinada com o banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed). E isso diz alguma coisa. O artigo 2º autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprar instituições financeiras estatais ou privadas. Oficialmente, a autorização para compra de instituições financeiras por bancos estatais vem para aumentar a competição. Normalmente, para comprar bancos privados, os estatais precisam de lei especial. A MP automatiza essa autorização.”
Sr. Presidente, para concluir, requeiro que o referido artigo passe a integrar os Anais do Senado Federal.
********************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matérias referidas:
“O governo vai às compras?”;
“Mal explicado”.
Modelo1 12/20/247:15