Discurso durante a 238ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos quarenta anos da Eletrosul - Centrais Elétricas S.A.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA ENERGETICA.:
  • Comemoração dos quarenta anos da Eletrosul - Centrais Elétricas S.A.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2008 - Página 52423
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS DO SUL DO BRASIL S/A (ELETROSUL), GARANTIA, EMPRESA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AUXILIO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ESTADO DO PARANA (PR), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), CONTRIBUIÇÃO, PROGRESSO, BRASIL.
  • COMENTARIO, UNIÃO, DIRETRIZ, CENTRAIS ELETRICAS DO SUL DO BRASIL S/A (ELETROSUL), POLITICA, SETOR PUBLICO, ESFORÇO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, ESPECIFICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO.
  • COMENTARIO, RECUPERAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS DO SUL DO BRASIL S/A (ELETROSUL), REGISTRO, CRESCIMENTO, EMPRESA, ESPECIFICAÇÃO, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESTADO DE RONDONIA (RO).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não poderia deixar de associar minha voz à homenagem que o Senado da República hoje presta à Eletrosul Centrais Elétricas S.A. pelo transcurso, no próximo dia 23, de seu quadragésimo aniversário.

Subsidiária de Centrais Elétricas do Brasil S.A. - ELETROBRÁS, a Eletrosul tem atuação preponderante nos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, prestando serviços públicos de transmissão e geração de energia elétrica.

Nessa parcela do território nacional, vivem quase 30 milhões de pessoas, o que corresponde a 16% da população brasileira. A participação da região no Produto Interno Bruto (PIB) do País é da ordem de quase 19% e sua parcela no mercado total de energia elétrica brasileiro aproxima-se dos 18%. A participação desses quatro Estados na produção nacional de grãos é de nada menos que 50%.

Apenas esses poucos dados já são suficientes para que se tenha alguma idéia da importância socioeconômica da Eletrosul. Atendendo esse expressivo contingente populacional, garantindo energia para o desenvolvimento das atividades produtivas nessa região de economia tão dinâmica, a Eletrosul presta significativa contribuição ao progresso do Brasil.

Com efeito, a Eletrosul realiza um esforço permanente para alinhar sua política de investimentos e seus parâmetros de gestão empresarial às políticas públicas do Governo Federal que têm dado suporte para a retomada do crescimento do País. No campo específico da gestão empresarial, a Eletrosul empenha-se numa busca incessante pela excelência, enfatizando a qualidade e a confiabilidade do sistema elétrico.

Ninguém desconhece que a continuidade do ciclo de desenvolvimento que o País vem experimentando ao longo dos últimos anos somente será possível com o fortalecimento de nossa infra-estrutura, particularmente com a garantia do fornecimento de energia suficiente para atender à demanda dos setores produtivos. Nesse particular, a Eletrosul tem papel de destaque, por ser responsável por obras incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Atuando na expansão da infra-estrutura eletro-energética, a Eletrosul dá contribuição de suma importância para que o Brasil possa manter o forte ritmo de crescimento atualmente observado.

A empresa está hoje consolidando seu retorno ao segmento de geração de energia elétrica, após a privatização de seu parque gerador, ocorrida em 1998. No momento, a Eletrosul está construindo plantas geradoras não apenas nos quatro Estados onde concentra a maior parte de suas atividades, mas, também, no meu Estado de Rondônia.

Entre essas obras, destaca-se a da Usina Hidrelétrica Passo São João, no Rio Grande do Sul, que deve gerar 77MW de energia, suficientes para abastecer uma cidade com 560 mil habitantes. No Estado do Paraná, está sendo construída a Usina de Mauá; no Mato Grosso do Sul, a de São Domingos; em Santa Catarina, a Eletrosul está erguendo a Pequena Central Hidrelétrica de Barra do Rio Chapéu; por fim, no meu Estado de Rondônia, a empresa está construindo a Usina Hidrelétrica de Jirau.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no momento em que completa 40 anos, a Eletrosul Centrais Elétricas S.A. merece nossos cumprimentos não apenas pela destacada atuação no segmento de transmissão e geração de energia elétrica. Ela é também credora de nossa admiração pelas inúmeras ações que promove objetivando a preservação do meio ambiente, bem como o desenvolvimento econômico, social e cultural das comunidades onde atua.

Faço questão, portanto, de saudar a diretoria da empresa e todo o seu quadro funcional pela passagem de data tão significativa.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


Modelo1 4/29/2411:19



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2008 - Página 52423