Discurso durante a 239ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem à Escola Municipal Amazona de Oliveira Monteiro, de Boa Vista, Roraima, campeã da etapa regional do Prêmio de Gestão Escolar. Homenagem a todos os cirurgiões plásticos do Brasil pelo transcurso do seu dia, em especial, o Dr. Moisés Wolfenson.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. HOMENAGEM.:
  • Homenagem à Escola Municipal Amazona de Oliveira Monteiro, de Boa Vista, Roraima, campeã da etapa regional do Prêmio de Gestão Escolar. Homenagem a todos os cirurgiões plásticos do Brasil pelo transcurso do seu dia, em especial, o Dr. Moisés Wolfenson.
Aparteantes
Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2008 - Página 52428
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ESCOLA PUBLICA, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), RECEBIMENTO, PREMIO, AMBITO REGIONAL, AMBITO NACIONAL, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), IMPORTANCIA, OFERECIMENTO, ATIVIDADE EXTRA-CURRICULAR, ABERTURA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, COMUNIDADE, DEFESA, NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, PRIORIDADE, ESFORÇO, MELHORIA, QUALIDADE, EDUCAÇÃO.
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, CIRURGIÃO, COMENTARIO, OBRA LITERARIA, MEDICO, ESTADO DE RORAIMA (RR), HISTORIA, MEDICINA, REGISTRO, IMPORTANCIA, PROGRESSO, TECNOLOGIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje recebemos aqui nesta Casa a presença de quatro Vereadores do meu Estado: Telmário Mota, José Trajano, Osmar Francisco e Marcelo Carvalho.

         Vou aproveitar para homenagear um escola do nosso Estado, uma escola municipal, que foi destaque de gestão neste País - uma das boas notícias que saiu no Jornal Nacional a respeito do nosso Estado.

No meu Estado de Roraima as pessoas, na sua maioria, são boas, trabalhadoras, honestas, querem o bem de todos e são favoráveis à demarcação de áreas indígenas, desde que respeitadas as pessoas que lá vivem. Falo isso porque há uma tendência à impressão de que de nós de Roraima somos contra a demarcação de áreas indígenas. Se somos na maioria descendentes de índios lá, por que seríamos contra?

Em primeiro, há o fator emocional; e em segundo, consideramos justo que os índios tenham sua área para sobreviver, mas é justo também que as pessoas que foram para lá, encaminhadas pelo próprio Governo em anos passados, sejam reassentadas em outros locais e tenham condições de continuar suas vidas com dignidade.

Mas hoje eu quero falar de uma coisa boa mesmo para Roraima, parabenizando a Escola Municipal Amazona de Oliveira Monteiro, de Boa Vista, Roraima, campeã da 9ª edição do Prêmio Nacional de Gestão Escolar e também foi indicada como a escola Destaque Brasil entre quase duas mil escolas brasileiras inscritas no prêmio.

É com orgulho que venho a esta tribuna dizer que os professores e diretores da Escola Amazona de Oliveira Monteiro por levar seu exemplo de gestão escolar para o restante do Brasil. A Escola Amazona de Oliveira é ótimo exemplo para as escolas de Roraima e do Brasil. Entre as atividades lá desenvolvidas existe o Projeto Escola Aberta, que nos finais de semana mantém a escola aberta à comunidade com o objetivo de integrar a escola à comunidade; e o projeto Mais Educação, que atende os estudantes no horário oposto ao das aulas - eles também vão sempre para a escola no horário em que não estão obrigados a assistir às aulas -, oferecendo atividades complementares como canto coral, xadrez, teatro, reforço na leitura e informática.

Com todo esse esforço, a escola Amazona também foi a vencedora da etapa regional do Prêmio de Gestão Escolar, concorrendo com 22 escolas do Estado de Roraima.

Na etapa nacional, a Escola Amazona concorreu com mais cinco instituições finalistas no prêmio: Escola Estadual Simão Ângelo, de Penaforte, Ceará; o Colégio Estadual Antenor Padilha, de Ivolândia, Goiás; a Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira, de Araxá, Minas Gerais; o Ciep Brizolão 415 Miguel de Cervantes, de Itaboraí, Rio de Janeiro; e a Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla, de Atlanta, Santa Catarina, Estado da Senadora Ideli Salvatti.

A todas essas escolas, eu quero aqui prestar a minha homenagem e a do povo de Roraima e dos brasileiros, porque elas estão atendendo a uma necessidade primordial deste País, que é a melhoria da qualidade do ensino, para que as pessoas possam ter uma melhor qualidade de vida.

O Diretor da Escola, Paulo Cezar de Araújo, filho do Prof. Vivaldo Barbosa de Araújo - que era amigo de meu pai, Silvio Botelho, e é de uma família tradicional de professores do meu Estado - recebeu o prêmio no Rio de Janeiro; e, em Boa Vista, mais de 350 alunos da Escola Amazona assistiram à premiação, transmitida pelo Canal Futura, no pátio da escola.

Além disso, os professores e funcionários da escola realizaram uma passeata pelo Bairro Sílvio Leite para comemorar a vitória e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição, que segue os padrões de excelência educacional e mantém um modelo de organização de forma transparente e democrática.

O Senador Mozarildo chegou em boa hora, pois estou falando da Escola Amazona, do nosso Estado, que recebeu o Prêmio de Gestão Escolar.

A escola Amazona Oliveira Monteiro tem mais de quinhentos alunos entre seis e dez anos, matriculados no ensino fundamental. O prêmio de Liderança em Gestão Escolar, recebido pela escola, é referente às atividades desenvolvidas em 2007.

O Diretor da instituição, Paulo Cezar de Araújo, viajou para Washington, capital dos Estados Unidos, para participar de um intercâmbio junto com os diretores das demais escolas.

Além disso, a escola recebeu um prêmio de R$2 mil e uma coletânea de vídeos educativos. Agora, desta vez, com a premiação do Destaque Brasil, a Amazona vai receber mais R$10 mil da Fundação Roberto Marinho.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a premiação Escola Destaque Brasil é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, Unesco e Fundação Roberto Marinho.

Aproveito para registrar a presença do nosso Deputado de Roraima, Marcio Junqueira, e passo a palavra ao Senador Mozarildo Cavalcanti, para um aparte.

O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Augusto Botelho, é muito importante o registro que V. Exª faz da escola municipal Amazona de Oliveira, que foi um exemplo de dedicação em Roraima. E é bom que destaquemos essas coisas, porque Roraima infelizmente tem sido debatida no cenário nacional pelas dificuldades que nós atravessamos - e tanto o Deputado Marcio Junqueira e os outros colegas na Câmara como nós aqui no Senado as enfatizamos muito -, no que tange à excessiva demarcação de reservas indígenas de maneira injusta e de maneira arbitrária e também quanto à questão das terras não-indígenas que estão com o Incra. Então, é bom que mostremos coisas positivas, como a questão da educação. Realmente, o nosso Estado tem um destaque fabuloso. V. Exª está destacando uma escola municipal que tem um reconhecimento internacional. Mas é bom chamarmos a atenção para o fato de que temos, lá, um Cefet - Centro Federal de Educação Tecnológica, também muito destacado, assim como o são a nossa universidade federal, a nossa universidade estadual, as instituições particulares de ensino. Portanto, pelo menos neste item importantíssimo que é a educação, aliás, o mais importante, Roraima está bem. E eu espero que fiquemos cada vez melhor. Que não pensemos só na quantidade de escolas, mas na qualidade de escolas, como é o caso da Escola Amazona Oliveira Monteiro. E quero, portanto, congratular-me com V. Exª por trazer esse assunto tão importante, para conhecimento de todos os brasileiros através da Rádio Senado e da TV Senado. Que possamos, efetivamente, mostrar que um Estado pequeno como o nosso pode ser um modelo para grandes Estados do Brasil.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR) - Muito obrigado, Senador Mozarildo.

Deputado Marcio, parece que foi combinado. Estão presentes o Deputado Marcio e quatro Vereadores nossos ali (o Telmário e outros), e o Mozarildo chegou na mesma hora. É coincidência. Temos que falar bem do nosso Estado, até por causa da imagem um pouco negativa que passam do Estado de Roraima.

Se realmente as terras passarem para o Estado de Roraima, como está prometido, vamos crescer e nos tornar um dos grandes produtores de grãos e de alimentos desse Estado.

Bom, concorreram ao prêmio escolas das redes públicas estaduais, municipais ou conveniadas com mais de cem alunos matriculados na educação básica. As escolas que apresentaram as mais criativas e bem-sucedidas inovações no ensino, assim como maior competência na gestão escolar, concorreram a prêmios nos níveis estadual e nacional.

Já que estamos homenageando Roraima, vou aproveitar o ensejo para fazer uma homenagem aos cirurgiões plásticos do Brasil, cujo dia foi festejado no dia 8 passado, o dia desse importante profissional para a Medicina.

Vou aproveitar a oportunidade para homenagear todos os médicos cirurgiões do Brasil na figura de um profissional que merece o nosso respeito, o autor do livro Um Século de Cirurgia Plástica no Brasil, que resgata e registra a evolução da cirurgia plástica brasileira, o Dr. Moisés Wolfenson, que é pernambucano, mas faz cirurgia plástica em Roraima há quase 38 anos. Começou em 1970.

No livro Um Século de Cirurgia Plástica no Brasil, o Dr. Moisés se baseia na carreira profissional de quatro especialistas representativos da história viva da cirurgia plástica brasileira, os Drs. Ivo Pitanguy, Antônio Costa Estima, Perseu Lemos e Paulo de Castro Correa, para mostrar por que o Brasil se transformou em referência mundial no assunto cirurgia plástica.

O Dr. Moisés Wolfenson já publicou vários artigos científicos sobre o assunto cirurgia plástica, além de ser autor de outros cinco livros. Desde a década de 70, o Dr. Wolfenson realiza cirurgias em meu Estado, Roraima.

Por isso, Sr. Presidente, quero fazer essa homenagem daqui da tribuna do Senado a todos os cirurgiões plásticos do Brasil, em nome de Dr. Moisés Wolfenson, que presta assistência plástica para o meu Estado.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/16/2411:50



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2008 - Página 52428