Discurso durante a 251ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e destaque para o trabalho que o Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza na área do Turismo Social, há 60 anos. Homenagem ao médico brasiliense Paulo Marcelo Hoff.

Autor
Adelmir Santana (DEM - Democratas/DF)
Nome completo: Adelmir Santana
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Homenagem à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e destaque para o trabalho que o Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza na área do Turismo Social, há 60 anos. Homenagem ao médico brasiliense Paulo Marcelo Hoff.
Aparteantes
João Ribeiro, Leomar Quintanilha, Renan Calheiros.
Publicação
Publicação no DSF de 23/12/2008 - Página 54121
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • QUALIDADE, VICE-PRESIDENTE, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMERCIO (CNC), REGISTRO, HISTORIA, CONFEDERAÇÃO, ENTIDADE PATRONAL, CONTRIBUIÇÃO, VALORIZAÇÃO, TRABALHADOR, SETOR, COMERCIO, SERVIÇO, TURISMO, ATUAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO (SESC), SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO (SESC), DEMOCRACIA, AMPLIAÇÃO, ACESSO, TURISMO, OFERTA, VIAGEM, CULTURA, LAZER, ECOLOGIA, DETALHAMENTO, PROGRAMA, PARCERIA, MINISTERIO DO TURISMO, APRESENTAÇÃO, DADOS, BALANÇO ANUAL, ATENDIMENTO, TRABALHADOR, UNIDADE, PANTANAL MATO-GROSSENSE, COMENTARIO, EXPERIENCIA, ESTADO DE ALAGOAS (AL), ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • ANALISE, VANTAGENS, TURISMO, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, INTEGRAÇÃO, BRASILEIROS, HOMENAGEM, ATUAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO (SESC), ESTADOS.
  • HOMENAGEM, MEDICO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), INFERIORIDADE, IDADE, CONCLUSÃO, MEDICINA, PROFESSOR UNIVERSITARIO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), ESPECIALIZAÇÃO, CANCER.
  • AGRADECIMENTO, APOIO, SERVIDOR, SENADOR, IMPRENSA, COMUNIDADE, ENCERRAMENTO, SESSÃO LEGISLATIVA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, ocupo esta tribuna para falar de uma instituição da qual me orgulho de ser dirigente aqui no Distrito Federal, uma instituição respeitada em todo o País como um exemplo bem sucedido do exercício da responsabilidade social.

Eu estou falando do Serviço Social do Comércio - Sesc, um dos braços sociais da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC, instituição da qual sou um dos vice-Presidentes e que tem como dirigente máximo Antonio de Oliveira Santos, seu Presidente e dos Conselhos Nacionais do Sesc e do Senac.

Criada em 1945, a CNC é hoje o órgão máximo da representação sindical patronal do comércio. Além da defesa dos interesses empresariais, a CNC tem, há mais de 60 anos, a responsabilidade de contribuir para o bem estar e a valorização dos trabalhadores do setor de comércio de bens, serviços e turismo, trabalhando, desenvolvendo e participando da excelência desse trabalho desenvolvido pelo Sesc e pelo Senac.

O Sesc oferece aos seus clientes, à sua clientela, diversos serviços e ações nas áreas da saúde, educação, alimentação, ação social, cultura, esporte e lazer.

No segmento de lazer, quero destacar o extraordinário trabalho que o Sesc realiza na área do turismo social.

Pioneiro e referência em turismo social no Brasil, o foco do Sesc é democratizar o acesso ao turismo, proporcionando aos comerciários, principalmente àqueles de menor renda, a possibilidade de viajar e ter mais uma opção de cultura e lazer. Este ano, o turismo social do Sesc comemora 60 anos de atuação, promovendo conhecimento e inclusão social.

Este ano, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, conhecer as cinco regiões do Brasil e sua diversidade cultural a preços acessíveis parece uma viagem improvável, mas o Sesc proporciona isso à sua clientela há seis décadas.

As ações não se limitam ao turismo de lazer. Também são desenvolvidos o turismo educacional, religioso, cultural, de saúde e o turismo rural. Trabalhando junto com técnicos do Governo Federal, o Sesc teve êxito na inclusão do turismo social no Plano Nacional de Turismo 2007/2010. Conseguiu também que fossem criados os projetos “Viaja Mais, Melhor Idade” e “Viaja Mais, Jovens”, pelo Ministério do Turismo, com abrangência nacional.

Os números são impressionantes. O sucesso do turismo social pode ser medido pela sua amplitude. A nossa instituição possui uma rede extra-hoteleira com 42 meios de hospedagem em 21 unidades da Federação e mais de 135 pontos de atendimento em todo o Brasil.

Segundo o balanço de 2007, foram realizadas cerca de três mil excursões e mais de 11.500 passeios. É necessário frisar que toda essa programação é aberta a trabalhadores de todas as regiões brasileiras, sem discriminação, com ampla visão democrática.

É interessante mostrar, também, Sr. Presidente, Srs. Senadores, o destaque dado à educação ambiental. Nessa área, um projeto exemplar, com participação intensa da CNC, é a Estância Ecológica Sesc Pantanal, em Mato Grosso, que alguns dos Srs. Senadores já tiveram a oportunidade de conhecer. Eu já estive lá diversas vezes e sempre que vou fico impressionado com a beleza do lugar e com a excelência dos serviços prestados.

O Sesc Pantanal é composto por um complexo de turismo ecológico e de lazer, o Hotel Sesc Porto Cercado e a Reserva Particular do Patrimônio Natural, com mais de 106 mil hectares, preservando a biodiversidade pantaneira para as gerações futuras.

Naquela unidade, tivemos a oportunidade de receber pesquisadores inclusive de organizações de outros países, que se surpreendem e ficam impressionados com a qualidade da preservação daquele ambiente. E, mais uma vez, louvo a ação do nosso Presidente Antonio de Oliveira Santos, pela visão e dimensão que tem da importância daquele projeto.

Pensando normalmente, a CNC incentiva o desenvolvimento de todas essas atividades, levando em conta também o impulso que pode ser dado a atividades empresariais diversas.

O turismo social favorece a criação de novos hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agências de viagens, empresas de transporte, mexendo com mais de 60 setores da cadeia produtiva, gerando emprego, renda e oferecendo uma oportunidade a milhares de brasileiros.

Concedo o aparte ao Senador Renan Calheiros.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB - AL) - Senador Adelmir Santana, cumprimento V. Exª pela militância, pela dedicação à causa do comércio. Aliás, a sua vida é sobretudo uma demonstração disso. Cumprimento V. Exª pelo oportuno pronunciamento que faz em comemoração aos 60 anos dessa instituição respeitada, bem-sucedida mesmo, como diz V. Exª, na prestação de serviço social, inclusive no próprio turismo social. Quero aproveitar a oportunidade e cumprimentar o nosso presidente da Federação do Comércio de Alagoas, Sr. Wilton Malta, que faz um brilhante trabalho em nosso Estado para a sua categoria, que é muito importante, fundamental, especialmente nesse momento de crise. O Brasil poderá sair de maneira diferenciada dessa crise, sobretudo, pelo fortalecimento do seu mercado interno, e a isso se deve muito ao setor do comércio. Quero cumprimentar também um grande amigo, o Sr. Antônio de Oliveira Santos, a quem todos nós devemos muito. O Brasil deve muito a esse grande brasileiro, grande patriota. Agora mesmo, estamos em plena execução do Sesc de Arapiraca. Temos outras reivindicações em relação ao Estado de Alagoas. Quero ter com o Sr. Antônio de Oliveira Santos, com V. Exª, com todos que fazem comércio no Brasil, um bom relacionamento, para que possamos drenar para Alagoas aquilo que o meu Estado quer nesse segmento. Quero modestamente colaborar para que isso tudo aconteça. As minhas palavras se somam às de V. Exª, para que possamos, todos nós, em nome do Senado Federal, comemorar essa grande data. Parabéns, Senador Adelmir!

O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF) - Senador Renan Calheiros, agradeço o aparte de V. Exª e à lembrança do nosso companheiro Malta, lá de Alagoas. Estive recentemente em Alagoas, onde o Malta inaugurava uma unidade de ensino, aí do Senac, voltada para supermercados e lojas de secos & molhados, uma escola para formar pessoas ou comerciários na área de supermercado.

O Malta merece de nossa parte toda a atenção. Também, lá em Alagoas, mais precisamente em Guaxuma, dispomos de uma unidade - vários bangalôs e outras construções -, na qual se faz o turismo social, também incluindo o Estado de Alagoas. Muitos brasilienses comerciários também se deslocam àquela Unidade Federativa, participando desse grande projeto.

Certamente, Arapiraca, em breve, terá uma unidade desse sistema, o que nos dará muito prazer, não apenas a nós, do Sistema CNC (Sesc/Senac), mas certamente ao povo alagoano.

Concedo o aparte a V. Exª, Senador João Ribeiro.

O Sr. João Ribeiro (Bloco/PR - TO) - Cumprimento V. Exª pelo brilhante pronunciamento que faz, uma vez que, além de Senador, representa uma categoria extremamente importante deste País: os comerciantes, os empresários. E também, a exemplo do Senador Renan, lembrar que a Federação do Comércio de Tocantins, que, com certeza, são parceiros de V. Exª, antes comandada pelo Deputado Ângelo Agnolin e, hoje,...

O SR. ADELMIR SANTANA (DEM -DF) - Hugo de Carvalho.

O Sr. João Ribeiro (Bloco/PR - TO) -... é comandada pelo nosso querido Hugo de Carvalho, meu grande amigo, meu eleitor da cidade de Araguaína, onde eu fui Prefeito, onde fiz toda a minha carreira política, fui de Vereador a Senador da República. E ele, que veio de Araguaína e está em Palmas hoje, faz um brilhante trabalho, porque se dedica integralmente a isso. E ele gosta muito de, aos fins-de-semana, dar uma pescadinha - e sempre vai ao meu rancho, no rio Araguaia. E um dia, o Hugo, conversando comigo... Eu não conhecia, confesso que não conhecia o trabalho social feito pela Federação do Comércio. É uma coisa extraordinária, todo o sistema, sobretudo aquilo que está sendo feito: a doação de alimentos, de apoio, de agasalhos quando há problemas de enchentes, enfim, quando há qualquer tipo de dificuldade com as pessoas e comunidades. Então lá, no nosso Estado, ele tem contribuído muito com o Governo do Tocantins, com os Municípios quando é solicitado. Hugo de Carvalho não faz política partidária; faz política empresarial, política do comerciante. Portanto, ele é querido por todos nós lá, no Tocantins. Eu não poderia deixar passar a oportunidade de cumprimentá-lo e a V. Exª pelo trabalho que realizam por este País afora - V. Exª aqui em Brasília, e ele lá, no Tocantins, assim como tantos outros por este País afora, que merecem todo o nosso respeito, todo o nosso respaldo e nossa consideração. Desejo a V. Exª e a todos os que V. Exª representa nessa área um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de muitas realizações. Parabéns pelo pronunciamento de V. Exª!

O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF) - Eu agradeço a V. Exª o aparte. Veja que eu vim aqui apenas destacar os 60 anos de atividade na área do turismo, e V. Exª cita um projeto desenvolvido em Tocantins, como de resto é desenvolvido no País inteiro pelo nosso companheiro, o Presidente da Federação do Comércio de Tocantins, Hugo de Carvalho, que é o Projeto Mesa Brasil. É um projeto que atende uma infinidade de instituições, fazendo apenas a intermediação entre doadores e aqueles que são receptores dessa ação também do Sesc.

Concedo um aparte ao Senador Leomar Quintanilha.

O Sr. Leomar Quintanilha (PMDB - TO) - Senador Adelmir, para mim, é uma satisfação pessoal cumprimentar o amigo e querido colega com quem divido a representação do Distrito Federal e do Tocantins nesta Casa. Eu quero associar-me a tantos quanto comemoram com V. Exª, homenageiam V. Exª e à instituição que compartilha a direção de alto relevo e de muita importância para o País, que é a Confederação Nacional do Comércio. O Senador João Ribeiro, meu querido amigo e colega que divide comigo a representação do Estado do Tocantins, fez referência ao relevo, à importância da atuação da Confederação Nacional do Comércio, filiada a entidades que V. Exª, com raro brilho, dirige, dizendo da enorme, da imprescindível - não é enorme, não - contribuição que a confederação, por meio de suas filiadas, as federações, no caso do meu Estado, a Federação do Comércio, tem prestado a uma parcela importante do povo tocantinense, que são aqueles vinculados às áreas de comércio e turismo. Se não bastasse o apoio de natureza social a suas demandas de natureza pessoal, educação, saúde, lazer, eu quero aqui destacar a importância da capacitação profissional, seguramente um instrumento fundamental para contribuir com a permanência do cidadão no mercado, no trabalho, para que o cidadão dê a sua contribuição à empresa a que ele serve, dê a sua contribuição à sociedade, que é servida pela empresa, a fim de que ele possa, dali do seu trabalho, para o qual é qualificado, levar para casa a satisfação do sustento da família. Imagine V. Exª isso multiplicado pelos 27 Estados brasileiros, imagine V. Exª isso multiplicado por todo o Brasil; imagine V. Exª a importância da comemoração, com a qual todos nos regozijamos, dos 60 anos da área de turismo da Confederação Nacional do Comércio e do Turismo. Então os meus cumprimentos a V. Exª. Que V. Exª leve a seus pares e dirigentes dessa insigne instituição nossos cumprimentos, nossas homenagens e nossos votos de Feliz Natal e próspero Ano Novo.

           O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF) - Obrigado, Senador Quintanilha. Vejo que o Tocantins dá aqui uma demonstração de apreço pela nossa instituição, tanto o Senador João Ribeiro quanto V. Exª. E citam os nossos companheiros do Tocantins: Hugo de Carvalho, Deputado Ângelo Agnolin, que antes dirigia a Federação do Comércio.

           Eu dizia, Sr. Presidente, que o turismo, que mexe com mais de 60 atividades que geram emprego e renda, oferece oportunidades a milhares de brasileiros. Acima de tudo, gera felicidade, permitindo que nortistas se encontrem com sulistas como irmãos que são. Aí se dá o verdadeiro processo de integração entre os vários habitantes do nosso País, notadamente, neste caso, os comerciários e os seus dependentes.

           Há mais de duas décadas, convivo com essa realidade. Confesso aos senhores que ainda me impressiono quando visito os chalés de Santa Catarina, dirigidos pela Federação do Comércio de Santa Catarina, tão bem dirigidos pelo meu amigo Antônio Edmundo Pacheco; ou o clube à beira da praia, em Salvador, tão bem dirigido pelo meu amigo Carlos Fernando do Amaral, Presidente da Federação do Comércio da Bahia; ou a qualquer outra instalação que posso tranquilamente classificar de mil estrelas, não aquela classificação tradicional de três, quatro, cinco estrelas. São instalações que estão à disposição de homens e mulheres que deixam os balcões e escritórios para gozarem a qualidade de vida oferecida por esta instituição, que é o Sesc.

Por isso, enalteço aqui o esforço de todos os que fazem o Sesc ser tão brasileiro e tão humano. À CNC e aos Sescs, eu quero dar os meus parabéns, por proporcionar, há mais de 60 anos, um turismo social de excelência que merece o nosso reconhecimento e a nossa admiração. E que eu agradeço por ser reconhecido em outras Unidades da Federação pelos Srs. Senadores que me apartearam.

Sr. Presidente, peço um pouco mais de atenção para outro registro que eu queria aqui enaltecer. Refiro-me ao jovem médico brasiliense, Paulo Marcelo Hoff, formado pela Universidade de Brasília, na década de 1990, tendo iniciado esse curso com apenas 16 anos. Em pouquíssimo tempo, ele conquistou espaços inacreditáveis no panorama internacional, culminando com a imensa responsabilidade de chefiar a equipe do maior Centro de Combate ao Câncer do Ocidente, em Anderson, Houston, nos Estados Unidos.

Agora, de volta ao Brasil, Paulo Marcelo começa a atuar como titular da Cadeira de Oncologia da Faculdade de Medicina da USP, sendo o mais jovem médico nessa função na história daquela universidade.

Cumprimento seus pais, o casal gaúcho, residente em Brasília, Paulo Sérgio e Karla Hoff não só por ter um filho tão brilhante, mas principalmente pelo seu retorno vitorioso ao Brasil, onde incorpora experiência e saber a favor de todos os brasileiros. Esse jovem, quando conquistou a Cadeira na USP teve como um dos seus ouvintes o nosso Vice-Presidente da República, que estava na platéia assistindo a sua aula magna.

O jovem médico Paulo Marcelo Hoff é orgulho para Brasília. Por isso faço aqui este voto de louvor - aliás, já requerido ao Senado e já publicado - às ações desse jovem médico que hoje é professor da USP.

Aproveito a oportunidade, no encerramento deste produtivo ano legislativo, para agradecer o apoio que recebi de todos os colegas Senadores, de servidores do Senado Federal, da imprensa e da comunidade brasiliense em geral.

Que todos tenham um ano ainda melhor! Um Ano-Novo de paz, com muita fez em Deus e nos brasileiros!

Era isso que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Modelo1 5/4/2411:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/12/2008 - Página 54121