Discurso durante a 242ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comenta a situação do italiano Cesare Battisti, que se encontra preso na penitenciária do Distrito Federal, e dos atletas cubanos.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS.:
  • Comenta a situação do italiano Cesare Battisti, que se encontra preso na penitenciária do Distrito Federal, e dos atletas cubanos.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2008 - Página 53293
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • APOIO, PROTEÇÃO, PRESO POLITICO, GOVERNO ESTRANGEIRO, ITALIA, RECUSA, PEDIDO, EXTRADIÇÃO, CONTRADIÇÃO, DECISÃO, GOVERNO BRASILEIRO, PROMOÇÃO, RETORNO, ATLETAS, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, PERIODO, JOGOS PANAMERICANOS.
  • REPUDIO, OPERAÇÃO, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB), RETORNO, ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, SUPERIORIDADE, TEMPO, RESIDENCIA, ESTADO DE GOIAS (GO).

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª e acho que o Senador Mão Santa trouxe para esta sessão um tema pertinente. Somos favoráveis a que o Brasil proteja o Sr. Cesare, e estamos à disposição para qualquer esforço, mas é inconcebível a maneira como o Governo brasileiro agiu na questão dos dois atletas cubanos, permitindo que houvesse, inclusive, invasão com a atuação de polícias estrangeiras para levá-los para Cuba. O Governo brasileiro deve... Infelizmente, o Dr. Vannuchi não está aqui, porque não vimos nenhum protesto por parte da sua Pasta, e é inaceitável a maneira como esses cubanos foram devolvidos a Cuba, sem se respeitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

            Por outro lado, no dia 31 de agosto, tivemos outra exportação de cidadão: uma senhora foi levada de Goiânia, Senador Nery, uma senhora cubana no Brasil, há 25 anos, foi levada num avião da Força Aérea Brasileira, numa operação rápida, numa operação rápida, sem nenhuma justificativa. É preciso que esses fatos cessem no Brasil, e faço este apelo exatamente nesta sessão porque nada mais oportuno do que isso.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2008 - Página 53293