Fala da Presidência durante a 243ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da escolha do Senador Gim Argello para exercer às funções de líder do Partido Trabalhista Brasileiro, para o próximo biênio 2009/2010.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Registro da escolha do Senador Gim Argello para exercer às funções de líder do Partido Trabalhista Brasileiro, para o próximo biênio 2009/2010.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2008 - Página 53890
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, DECISÃO, BANCADA, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), ESCOLHA, GIM ARGELLO, CONGRESSISTA, LIDER, REPRESENTAÇÃO POLITICA.
  • COMENTARIO, HISTORIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), FUNDADOR, GETULIO VARGAS, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, LIDERANÇA, EPITACIO CAFETEIRA, SENADOR.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Francisco Dornelles, eu convidaria V. Exª para presidir este restante de sessão, porque V. Exª fica bem na Presidência do Senado. V. Exª é um nome que dá grandeza a esta Casa. V. Exª simboliza a tradição que este País muito deve a Tancredo Neves, que se imolou pela democracia.

            Antes, porém, vou ler um documento muito importante:

Excelentíssimo Sr. Presidente do Senado Federal,

Brasília, 17 de dezembro de 2008

Nos termos regimentais, § 6º, art. 65 do Regimento Interno do Senado Federal, os abaixo-assinados, integrantes do Partido Trabalhista Brasileiro, indicam o Senador Gim Argello para exercer as funções de líder para o próximo biênio 2009/2010.

Atenciosamente,

Senador João Vicente Claudino [extraordinário líder do Piauí], Presidente do PTB [no Piauí, foi o Partido que mais cresceu, sob a presidência desse jovem líder e empresário]; Senador Gim Argello; Senador Sérgio Zambiasi; Senador Mozarildo Cavalcanti; Senador Romeu Tuma; Senadora Ada Mello e Senador Epitácio Cafeteira.

            Esse Partido grandioso, que nasceu sob a inspiração do estadista Getúlio Vargas, que combateu a corrupção eleitoral na Velha República, teve coragem de fazer uma revolução e, depois, enfrentou outra guerra. Quando as forças hierárquicas e poderosas da economia quiseram derrubá-lo, ele resistiu e tem a maior obra de trabalho desenvolvida na administração pública deste País. Enfrentou uma guerra internacional, a Segunda Guerra Mundial, e, sem dúvida alguma, foi decisivo para vencer a democracia. Muitos pensavam que ele era simpatizante de Hitler e de Mussolini, na Alemanha e na Itália, respectivamente. Mas ele se integrou a Winston Churchill, a Franklin Delano Roosevelt, a Stalin, da Rússia. E, com Getúlio Vargas, o brasileiro renasceu com a democracia. Ele passou o Governo ao Presidente do Supremo Tribunal Federal e permitiu eleições livres, integrou o Brasil e deu o maior exemplo de nossa história. Foram quinze anos como Presidente. Quando saiu do poder - Senador que hoje é o Líder do PT, conte isso para enriquecer a democracia! -, ele não tinha uma geladeira. Em sua fazenda em São Borja, não havia energia elétrica; ele ganhou de presente uma geladeira Electrolux a querosene de um industrial paulista. Essa é uma fonte de ensinamento para os políticos que estão aí assaltando a coisa pública e se enriquecendo de repente. Ele volta, depois, nos braços do povo e é eleito no regime democrático.

            Então, o Partido continua sua grandeza, depois de viver nesta Casa a liderança de Epitácio Cafeteira. E dou o testemunho da grandeza que ele representa na política. Sou do vizinho Estado do Piauí. Quando menino, eu passava as férias em São Luís do Maranhão, via escrito em um muro e não entendia: “Prometeu, cumpriu”. Era Cafeteira, o Prefeito. Cafeteira teve uma das mais brilhantes vidas políticas do Parlamento. Foi Governador do Maranhão; por duas vezes, foi Senador da República e muito nos enriqueceu aqui.

            Termino, saudando esse grande Líder que é Gim Argello. S. Exª substitui Cafeteira. Tranqüilize-se, porque Shakespeare disse que, ao somar a experiência dos mais velhos com a ousadia dos mais novos, tem-se a sabedoria. Eis a história e a grandeza do PTB nesta Casa, um Partido que tem hoje sete Senadores. É um grande Partido em sua história, um grande Partido no Brasil, aquele que cresceu mais no Piauí, com a liderança de João Vicente Claudino e, agora, com V. Exª.

            Que V. Exª seja feliz na liderança! V. Exª substitui aqui, sem dúvida, o maior Líder que já passou por Brasília. Deus fez o mundo, Roriz fez Brasília com Juscelino Kubitscheck. Seja feliz, Gim Argello, na sua liderança!

            Passo a Presidência dos trabalhos ao Senador Francisco Dornelles.

            É o seguinte o Comunicado recebido:


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2008 - Página 53890