Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do Deputado Federal Adão Pretto.

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do Deputado Federal Adão Pretto.
Publicação
Publicação no DSF de 06/02/2009 - Página 108
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ELOGIO, ATUAÇÃO, LUTA, REFORMA AGRARIA, GRUPO PARLAMENTAR, DEFESA, ERRADICAÇÃO, TRABALHO ESCRAVO, EMPENHO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, SEM-TERRA, AGRICULTOR, MANIFESTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente Senadora Serys Slhessarenko, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, com enorme pesar e tristeza recebemos a notícia do falecimento do bravo companheiro de luta, destemido, orgulho da causa da luta dos pobres, dos oprimidos em nosso País, de uma grandeza, de uma dignidade inigualáveis.

            O Brasil, bem como o Estado do Rio Grande do Sul, perde um de seus filhos mais brilhantes, que compreendeu desde cedo que a situação de injustiça e desigualdade não poderia perdurar. Por isso, fez em sua vida tudo o que foi possível, um compromisso democrático, radical, para afirmar que a felicidade humana pode ser construída a partir da luta, das conquistas dos mais pobres, dos trabalhadores, dos homens e mulheres que têm fé na construção de um mundo humano e justo.

            O lavrador, o agricultor, o líder sindical foi presidente do sindicato no Município de Miraguaí, no Rio Grande do Sul; foi militante das Comunidades Eclesiais de Base, da Igreja Católica; foi coordenador da Comissão Pastoral da Terra; foi um daqueles que, ao lado de dezenas de sem-terras, participou do Acampamento Anoni, no Rio Grande do Sul, um marco da luta pela reforma agrária e do nascimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Adão Pretto foi Deputado Estadual por um mandato e agora cumpria o seu quinto mandato de Deputado Federal com o lema que ele usava para animar a sua luta, o seu trabalho, suas campanhas, que era “um pé na luta, outro no Parlamento”.

            E nós todos aqui, no Congresso Nacional, no Senado e na Câmara, perdemos, além do trabalhador, do Deputado destemido, um amigo, um companheiro que honrou e deu dignidade à luta política, porque sempre a fez com ética e, principalmente, antenado com os anseios mais legítimos do nosso povo: dos índios, dos agricultores, dos sem-terra, dos homens e mulheres que querem construir um país melhor.

            Portanto, fica aqui, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a nossa homenagem à memória do Deputado Adão Pretto e as nossas condolências à sua família, aos seus companheiros de Partido do Rio Grande do Sul e do Brasil, o Partido dos Trabalhadores, e principalmente àqueles com quem ele convivia, compartilhava e lutava, para fazer valer a bandeira da luta pela reforma agrária, símbolo do seu compromisso com transformações em nosso País.

            Lembro - e faço questão de assinalar - a presença do Deputado Adão Pretto, nos anos de 2007 e 2008, acompanhando o trabalho da Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e pela aprovação da PEC 438. Nas reuniões da Frente, Adão Pretto era, além de presente, propositor de medidas e mobilizações que ajudassem o nosso povo a compreender a importância da luta pela erradicação do trabalho escravo contemporâneo no Brasil e, em cada momento, comprometia-se a participar nos debates, seminários, audiências, em que fosse necessária a sua presença, sempre companheira, destemida e lutadora.

            Portanto, Srª Presidente, o PSOL se manifesta não só através da minha palavra aos companheiros do Rio Grande do Sul e do Brasil que se somam nessa homenagem mas também no pesar pelo falecimento de um dos mais importantes líderes da luta popular em nosso País, que contribuiu decisivamente para aqui, no Parlamento, no Congresso Nacional, aprovar projetos, medidas, iniciativas que tinham por objetivo fortalecer a luta e as conquistas dos trabalhadores rurais brasileiros.

            Adeus, Adão Preto. Tenha certeza de que os seus sonhos, as suas lutas serão continuadas por todos aqueles com que você conviveu e compartilhou essa brilhante trajetória de vida.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/02/2009 - Página 108