Fala da Presidência no Senado Federal

Informa ao Senador Osmar Dias que a Mesa já distribuiu a todas as lideranças a relação pedida, mas posteriormente S.Exa. fará a leitura da mesma.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Informa ao Senador Osmar Dias que a Mesa já distribuiu a todas as lideranças a relação pedida, mas posteriormente S.Exa. fará a leitura da mesma.
Publicação
Publicação no DSF de 04/02/2009 - Página 36
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, REMESSA, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, CALCULO, PROPORCIONALIDADE, INDICAÇÃO, MEMBROS, MESA DIRETORA, ANUNCIO, POSTERIORIDADE, LEITURA.

            SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Senador Osmar Dias, a Secretaria da Mesa distribuiu às Lideranças o cálculo da proporcionalidade dos Partidos. Mas, evidentemente, o Regimento da Casa e a própria Constituição Federal falam que:

(...) os membros da Mesa serão eleitos para um mandato de dois anos, vedada a reeleição para período imediatamente subsequente. Na composição da Mesa, é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos.

            Então, é nesse sentido que foi distribuído. Isso é sempre uma decisão política a cargo dos Partidos. Essa proporcionalidade deve ser seguida. É meu ponto de vista. Mas, evidentemente, dizem o nosso Regimento e a Constituição que ela será feita tanto quanto possível.

            O SR. OSMAR DIAS (PDT - PR) - Presidente, mas seria possível V. Exª anunciar a sequência dessa proporcionalidade?

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Senador Osmar Dias, a Mesa me informa que já distribuiu a todas as Lideranças. Mas eu acabo de pedir, uma vez mais, que traga à Presidência para que eu possa satisfazer a solicitação de V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/02/2009 - Página 36