Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do centenário da Cruz Vermelha Brasileira.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do centenário da Cruz Vermelha Brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 13/02/2009 - Página 1629
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, FUNDAÇÃO, CRUZ VERMELHA, BRASIL, ELOGIO, ATUAÇÃO, NEUTRALIDADE, AUXILIO, VITIMA, GUERRA, CALAMIDADE PUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, INUNDAÇÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), BUSCA, LIBERDADE, REFEM, GUERRILHA, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, CONFLITO, ORIENTE MEDIO, REPUDIO, DESTRUIÇÃO, EDIFICIO SEDE, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Geraldo Mesquita, Presidente desta sessão e responsável por este momento do Senado da República; Srªs e Srs. Senadores; Senador Mão Santa, nosso 1º Secretário; Sr. Presidente Nacional da Cruz Vermelha, Luis Fernando Hernandez; Eimar Delly de Araújo, Vice-Presidente Nacional da Cruz Vermelha; Presidente da filial de Volta Redonda, Flávio Marcos Tolomelli, a propositura do Senador Geraldo Mesquita, do Estado do Acre, de prestar esta deferência, esta homenagem à Cruz Vermelha, tendo em vista a história da Cruz Vermelha no Brasil, é justa. Quero parabenizar o Senador por ter proposto esta sessão.

A Cruz Vermelha, que não é só brasileira, mas uma instituição do nosso planeta, uma instituição do mundo, de relevantes serviços prestados, de gestos corajosos, de atitudes solidárias; uma instituição que age sem olhar fronteiras; uma instituição que rompe limites e que faz história.

Quero parabenizar a Cruz Vermelha do Brasil por tudo que fez, por tudo que faz, e quero destacar aqui uma atitude, um gesto de vocês em Santa Catarina, nesse final de ano dramático, que comoveu não só os familiares, o Estado de Santa Catarina, mas o Brasil. Lá estavam vocês brasileiros, de Volta Redonda, toda a Cruz Vermelha brasileira, na dor, lutando em defesa da população que vivia aquele momento de angústia e vive até hoje.

Então, quero registrar essa história de coragem. A história é rica, vem do início do século passado. Não é fácil organizar uma instituição de voluntários. Não é simples isso. A Cruz Vermelha recebe esta homenagem, mas também a sociedade brasileira merece os parabéns, porque cada brasileiro, cada médico, cada enfermeiro, cada odontólogo, cada cidadão que se engaja segurando essa cruz merece os parabéns.

Então, a sociedade brasileira também se expressa na solidariedade na história dos cem anos. Como foi bonito ver a cruz vermelha da instituição no momento do resgate na Colômbia, nessa operação exemplar junto com o Comando Militar da Amazônia! Lá estavam vocês, participando dessa saída, desse resgate no processo doloroso que vive a Colômbia.

Destaco também, em nível internacional, a presença e o esforço da Cruz Vermelha na Faixa de Gaza há poucos dias, prestando solidariedade com coragem e esse olhar, esse princípio da Cruz Vermelha de estar ao lado de quem precisa do auxílio, da cirurgia, do alimento e do afeto. Chamou-me muito a atenção de ver a coragem dessa instituição em estar na Faixa de Gaza.

Ao mesmo tempo, registrando a coragem da instituição, repudio aqui o gesto criminoso de Israel, quando, sem nenhum critério, bombardeou um espaço que deve ser intocável, que é o espaço da ONU, da Cruz Vermelha.

É abominável. E eu quero aqui, da tribuna do Senado, nesta sessão, dar os parabéns a vocês, da Cruz Vermelha, mas repudiar a violência, a intolerância, a covardia de bombardear espaços de instituições que zelam pela democracia, pela liberdade, por direitos.

Então, encerro aqui falando dessa história bonita da Cruz Vermelha, em nível internacional, e destacando também a presença da Cruz Vermelha na história do Brasil.

Vocês merecem parabéns, vocês merecem nosso reconhecimento.

Muito obrigado Presidente Geraldo Mesquita Júnior, autor da propositura. Parabéns a V. Exª também.


Modelo1 8/18/247:00



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/02/2009 - Página 1629