Pronunciamento de José Sarney em 04/02/2009
Fala da Presidência no Senado Federal
Resposta à questão de ordem do Senador Expedito Júnior acerca do cálculo da proporcionalidade dos partidos políticos.
- Autor
- José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
- Nome completo: José Sarney
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- Resposta à questão de ordem do Senador Expedito Júnior acerca do cálculo da proporcionalidade dos partidos políticos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/02/2009 - Página 62
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- APOIO, NECESSIDADE, REFORMULAÇÃO, REGIMENTO INTERNO, OCORRENCIA, OMISSÃO, ORIGEM, CONTRADIÇÃO, DIVERSIDADE, ARTIGO, DEFINIÇÃO, METODOLOGIA, CALCULO, PROPORCIONALIDADE, DATA, ELEIÇÃO.
- REGISTRO, TRABALHO, COMISSÃO, PRESIDENCIA, MARCO MACIEL, SENADOR, ESTUDO, ALTERAÇÃO, REGIMENTO INTERNO.
- SAUDAÇÃO, AUSENCIA, DISPUTA, PARTIDO POLITICO, CARGO PUBLICO, MESA DIRETORA.
O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Senador Expedito, quero dizer que V. Exª realmente tem razão quanto à necessidade de reforma do nosso Regimento, que ainda tem algumas falhas e lacunas e, de certo modo, dá margem a essas contradições. Quando o Regimento fala, por exemplo, na diplomação, não levou em consideração que o Senado tem uma característica de renovação de quatro em quatro anos. Então, às vezes, temos conjuntamente Senadores eleitos em 2002 e em 2006. Há até mesmo Senadores que já não são Senadores, pelo que não poderíamos levar em conta a diplomação.
Por outro lado, em outro ponto do Regimento, está dito que o cálculo deve ser feito, segundo a praxe adotada, na data da eleição. Reconheço que existem equívocos, mas a praxe, para que ela possa ser efetiva e exista, tem que ser realmente na data da eleição, uma vez que, em matéria de diplomação, temos Senadores que não são mais Senadores e que não podemos, portanto, compatibilizar o número deles nesse instante.
Mas esse é mais um motivo pelo qual nós temos de nos dedicar à revisão regimental.
Senador Marco Maciel, peço a sua atenção, um minuto.
Temos aqui uma Comissão, que é presidida pelo Senador Marco Maciel, um homem de extrema e grande experiência e que, sem dúvida alguma, levará em conta essas lacunas, esses equívocos do Regimento Interno da Casa e vai se dedicar, com prioridade - é um apelo que a Mesa faz -, para fazermos uma revisão regimental, de modo a que esses equívocos não possam mais ser levantados.
Muito obrigado a V. Exª.