Discurso durante a 14ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem ao carnaval brasileiro. Registro da presença do Presidente Lula, amanhã, em Florianópolis, para inauguração da linha de transmissão de energia para a Ilha de Santa Catarina. Importância da solenidade ocorrida hoje no Palácio do Planalto, quando foram assinados os decretos de outorga e os contratos de construção da maior linha de transmissão de energia do Planeta.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL. POLITICA ENERGETICA.:
  • Homenagem ao carnaval brasileiro. Registro da presença do Presidente Lula, amanhã, em Florianópolis, para inauguração da linha de transmissão de energia para a Ilha de Santa Catarina. Importância da solenidade ocorrida hoje no Palácio do Planalto, quando foram assinados os decretos de outorga e os contratos de construção da maior linha de transmissão de energia do Planeta.
Publicação
Publicação no DSF de 27/02/2009 - Página 3224
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, CARNAVAL, CONGRATULAÇÕES, PARTICIPAÇÃO, POPULAÇÃO, BRASIL.
  • ANUNCIO, PRESENÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), CHEFE, CASA CIVIL, INAUGURAÇÃO, OBRAS, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, LINHA DE TRANSMISSÃO, ILHA DE SANTA CATARINA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), REGISTRO, INTEGRAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, SISTEMA NACIONAL, TRANSMISSÃO, ENERGIA ELETRICA.
  • IMPORTANCIA, SOLENIDADE, REALIZAÇÃO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), PARTICIPAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), CHEFE, CASA CIVIL, PRESIDENTE, AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELETRICA (ANEEL), ASSINATURA, DECRETO EXECUTIVO, CONCESSÃO, AUTORIZAÇÃO, OBRAS, CONTRATO, CONSTRUÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, SUPERIORIDADE, EXTENSÃO, MUNDO, FORNECIMENTO, ENERGIA, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RONDONIA (RO), MUNICIPIO, ARARAQUARA (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • SAUDAÇÃO, CONSTRUÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, AUMENTO, NUMERO, EMPREGO, POSSIBILIDADE, COMBATE, EFEITO, CRISE, SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL, BRASIL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Presidente. Muito obrigada ao Senador Adelmir Santana pela gentileza. Eu tenho um compromisso agora, às 15h30, então pedi, e ele, gentilmente, me cedeu a vez.

Venho hoje, Senador João Pedro, de vermelho e branco, porque só deu vermelho e branco nesse carnaval. Não sei se as pessoas se deram conta, mas a campeã em Porto Alegre foi a escola de samba Imperadores, que, no caso, homenageou o Inter. A escola é vermelho e branco e homenageou um time cuja bandeira é também vermelha e branca. Em São Paulo, Mocidade Alegre, vermelho e branco; no Rio de Janeiro, Salgueiro, vermelho e branco. E, na minha querida Florianópolis, a escola de samba Consulado do Samba foi também campeã, vermelho e branco. O refrão da Consulado é muito bonito: “É um caso de amor que invade o meu peito”.

Acho que estamos todos nesta virada final do Carnaval, tentando retomar os trabalhos. E eu não poderia deixar de homenagear todos que fizeram do Carnaval brasileiro, em todos os cantos, com a diversidade que há em nosso País, essa grande festa de confraternização e alegria da cultura brasileira, da cultura do povo brasileiro, principalmente aqueles que souberam fazer a festa com a alegria, a responsabilidade e a tranquilidade suficientes para que a violência, que infelizmente acaba acontecendo em vários episódios, não se transforme na marca. Que continuemos a ter, como a marca da grande festa do povo brasileiro, a alegria do Carnaval.

Parabenizo todos que participaram, todos os blocos e escolas de samba. Mas, de forma muito especial, eu queria mandar meu abraço carnavalesco, fraterno e querido para os Batuqueiros do Limão, um dos blocos carnavalescos mais antigos do nosso País - de Florianópolis. Ele completou, neste Carnaval, 40 anos. Para nós, é uma grande alegria, porque é um bloco daqueles bem típicos, que se organiza com a família, com a vizinhança e com todos aqueles que gostam de curtir a alegria do Carnaval.

Tive a oportunidade também de participar, no domingo de Carnaval, do Bloco da Pracinha, que, apesar desse nome, Senador Adelmir, colocou, na tarde e na noite do domingo de Carnaval, em Laguna, mais de 250 mil pessoas na rua. Eu não tenho dúvida de que, indiscutivelmente, o maior carnaval de rua do Sul do País é exatamente o singelo Bloco da Pracinha, de Laguna. Foi realmente algo muito emocionante. Estive lá, acompanhando, participando da brincadeira sadia, com os grupos organizados fazendo a sua fantasia e a sua brincadeira extremamente alegre e de confraternização, como tem que ser o Carnaval para todos nós.

E esse Carnaval, que é da energia, termina, e eu sou colocada na passarela de várias ações do Governo do Presidente Lula, que tem toda relação com energia. Amanhã, o Presidente, o Ministro Edison Lobão e a Ministra Dilma estarão em Florianópolis, inaugurando uma importantíssima obra do PAC, do Programa de Aceleração do Crescimento. Trata-se da inauguração da linha de transmissão de energia para a Ilha de Santa Catarina, a linha de transmissão do Desterro, que é o antigo nome de Florianópolis. E compõem esse complexo de transmissão de energia duas subestações, uma linha de transmissão que teve características absolutamente inovadoras. A primeira delas é que se compõe de um cabo submarino, o que é inédito; nós não temos, na América Latina, nada equivalente, em termos de tecnologia, a esse cabo submarino, que vai passar, vai ligar, vai fazer exatamente a transmissão do continente para a ilha, por baixo, colocado que foi na baía sul de Florianópolis. A outra novidade é que as torres de transmissão - não todas, mas a grande maioria delas - foram colocadas por helicóptero, exatamente para não prejudicar a Mata Atlântica, que, na ilha de Santa Catarina, ainda é bastante significativa, ou para não causar grande dano ao meio ambiente, não prejudicar com estrada, com a subida dos equipamentos, que foram todos colocados na ilha por helicópteros.

Amanhã, o Presidente Lula vai fazer a inauguração disso. Para nós de Santa Catarina é muito importante essa obra, porque tivemos, em 2003 - acho que todos lembram -, um apagão. A ilha ficou praticamente três dias sem energia, porque a antiga linha de transmissão se dava pela ponte, e houve um acidente, um botijãozinho de gás que foi levado para fazer um determinado reparo explodiu, derrubou toda a transmissão de energia e quase colocou em risco a própria viabilidade de utilização da ponte. A partir disso, ficou sendo muito importante essa obra que agora está concluída. Florianópolis está integralmente livre de qualquer risco de apagão, de corte de energia, até porque as duas subestações e a linha de transmissão vão fazer com que Florianópolis seja a última capital do Brasil a estar interligada ao Sistema Nacional de Transmissão de Energia Elétrica.

Hoje, no final da manhã, houve uma solenidade extremamente importante no Palácio, quando o Presidente Lula, a Ministra Dilma Rousseff, o Ministro Edison Lobão e o Presidente interino da Aneel, Dr. Edvaldo, assinaram os decretos de outorga e os contratos de construção da maior linha de transmissão de energia do Planeta. Serão nada mais, nada menos do que 2.375 quilômetros de linhas de transmissão de energia que permitirão que as duas usinas, de Jirau e Santo Antônio, que estão sendo construídas no Estado de Rondônia, possam, por essa linha de transmissão, trazer essa energia, produzida lá em Rondônia, para ser integrada a todo o sistema nacional de distribuição de energia elétrica e, dessa forma, garantir efetivamente que não haja qualquer risco de apagão em nosso País nas próximas décadas.

É muito importante aqui realçar que essa linha de transmissão, que é a maior do Planeta, vai passar por cinco Estados brasileiros: Rondônia, obviamente, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Ela vai ligar Porto Velho a Araraquara, em São Paulo. Esse é o trajeto, o ponto inicial e o ponto final. É uma tecnologia de ponta (estado da arte), com transmissão de energia em corrente contínua e extra-alta tensão.

Portanto, é tecnologia de ponta e coloca inclusive o Brasil na perspectiva de exportar essa tecnologia para outros continentes, para outros países.

Só para ter uma idéia da dimensão, a linha de transmissão maior atualmente existente no mundo é uma linha de transmissão que existe na China e que não chega a ter dois mil quilômetros, e nós vamos construir 2.375 quilômetros de linhas de transmissão.

Algo extremamente importante também é que o leilão para a escolha das empresas que vão fazer os sete lotes da linha de transmissão foi realizado nada mais nada menos do que no dia 26 de novembro de 2008. Portanto, já em plena crise. Portanto, muita gente achando que não ia acontecer o leilão, que não iriam aparecer empresas privadas interessadas em fazer, em participar do investimento e da construção, e nada disso aconteceu. Muito pelo contrário: leilão concorrido, realizado com pleno êxito, inclusive com deságio - deságio médio de 7,5%; deságio máximo de quase 30% - e é um investimento de nada mais nada menos do que R$7 bilhões. Entre os investimentos na linha de transmissão e nas duas usinas, é um investimento de R$28 bilhões.

A linha de transmissão vai gerar de imediato, assim que começarem as obras, 17 mil empregos diretos e quatro a cinco vezes esse número de empregos indiretos. Indo, portanto, naquela linha que o Presidente Lula vem insistindo em trabalhar, que é a de nós termos os investimentos, as obras, o andamento daquilo que é importante no País de ser construído, de ser realizado, como forma inclusive de enfrentar e superar rapidamente a crise.

Por isso, eu, que comecei o discurso com a energia do carnaval, estou, agora imbuída da energia daqueles que acreditam no Brasil, que estão apostando que o Brasil é um País que está perfeitamente preparado para enfrentar e superar esta crise, da qual vai sair com um ganho significativo em infraestrutura, em saneamento, em habitação, em distribuição de renda e em melhoria de condição de vida para a sua população.

Por isso, todos aqueles que se dedicaram à folia nos dias de carnaval tenho certeza de que estão devidamente energizados para que todos nós, todos os brasileiros e brasileiras, estejamos irmanados a continuar fazendo deste País um país que tanto nos orgulha e que tem todas as condições de ser colocado à disposição para o bem-estar da ampla maioria da população.

Por isso, eu agradeço, mais uma vez, a gentileza do Senador Adelmir Santana de me ceder o horário e agradeço ao Presidente também por ter-me dado alguns minutinhos a mais. Vermelho e branco, para comemorar tantas vitórias e tantos campeonatos.


Modelo1 5/18/247:37



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/02/2009 - Página 3224