Questão de Ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Questiona o início dos trabalhos das comissões depois do carnaval.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Questiona o início dos trabalhos das comissões depois do carnaval.
Publicação
Publicação no DSF de 18/02/2009 - Página 1882
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, INICIO, TRABALHO, COMISSÃO, SENADO, POSTERIORIDADE, CARNAVAL, REIVINDICAÇÃO, REUNIÃO, LIDER, ORGANIZAÇÃO, PAUTA, CONGRESSO NACIONAL, ANTERIORIDADE, FERIADO NACIONAL, DEFESA, URGENCIA, DECISÃO, PARTIDO POLITICO, PRESIDENCIA, COMISSÃO PERMANENTE.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pela ordem mesmo, quero indagar a V. Exª. Não estou acreditando que somente depois do carnaval é que vamos começar efetivamente a trabalhar nas Comissões?! Não estou acreditando!

            Então a pergunta que faço a V. Exª é se não vamos eleger presidente e vice das Comissões; se não vamos compor as novas Comissões? E até lhe explico o porquê. Sei que poderá vir uma resposta de que o mais velho pode presidir. Mas queria que V. Exª ouvisse o meu ponto de vista.

            Primeiro, sou um Senador - e acho que maioria - que organiza sua vida de acordo com a Comissão que vai trabalhar ou até a Comissão que vai presidir. Vou dar um exemplo: no PT, temos direito a duas Comissões. Com todo o meu apoio, corretamente, nossa primeira escolha vai ser a Comissão de Infraestrutura, e indicamos a Senadora Ideli Salvatti; a segunda escolha, se for Educação, por decisão da bancada, será o Senador Flávio Arns; se for Assuntos Sociais, caberá a mim presidir. Ora, como fiz na Comissão de Direitos Humanos, eu me programo, eu me organizo. Eu reúno assessores e preparo uma proposta de trabalho para a Comissão. Não dá para esperar o segundo mês, esperar depois do carnaval, quem sabe em março, para sabermos quem efetivamente vai presidir cada Comissão, quem vai ser o vice e qual vai ser a nova composição.

            Então o apelo que faço a V. Exª é que o Colégio de Líderes se reúna, não importa quem vai ser o presidente, mas queremos saber quem será o presidente para ele se programar, para se organizar, para ver qual a pauta, neste momento, que ele entende mais adequada para o Congresso Nacional e para a própria sociedade brasileira.

            Por isso é que faço um apelo a V. Exª: que o Colégio de Líderes se reúna e decida. Vamos respeitar a proporcionalidade e a escolha de todos os partidos. Mas também vamos voltar a trabalhar efetivamente antes do carnaval, senão aquele ditado popular vai cair bem aqui no Senado: nós só voltaremos a trabalhar depois do carnaval.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/02/2009 - Página 1882