Fala da Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece a decisão do Presidente do Senado de autorizar os trabalhos das comissões com a presidência do senador mais velho.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Esclarece a decisão do Presidente do Senado de autorizar os trabalhos das comissões com a presidência do senador mais velho.
Publicação
Publicação no DSF de 18/02/2009 - Página 1884
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, DECISÃO, MESA DIRETORA, POSSIBILIDADE, INICIO, TRABALHO, COMISSÃO, DEFINIÇÃO, CRITERIOS, IDADE, ESCOLHA, PRESIDENTE, POSTERIORIDADE, ALTERAÇÃO, PARTIDO POLITICO.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Então, Papaléo, agradecemos. Por isso, na intimidade, chamo-o de Auro de Moura Andrade. Foi uma dificuldade pós-suicídio de Getúlio: Café Filho, Carlos Luz, acabou sendo Nereu Ramos. E foi o Auro de Moura Andrade...

            E V. Exª explicou: primeiro, quinta-feira, houve a reunião primeira da Mesa Diretora. Estávamos presentes nós, da Mesa Diretora, Cícero Lucena, que aí está, Camata e Heráclito Fortes, dos que estão aqui. E quero dizer o seguinte: o Presidente Sarney foi claro, encaminhamos todos. Inclusive, Paim, o clamor de V. Exª para a continuação da sua salvadora medida que derruba o fator redutor dos aposentados foi discutido.

            Então, o Presidente Sarney determinou que, regimentalmente, os mais velhos liderassem as Comissões. E competia aos partidos substituir os membros que quisessem. A Mesa só recebeu correspondência do PDT, do PSDB, do Bloco do Governo, do DEM. Faltam da maioria e do PTB. Então, elas não tiveram interrupção. E tanto é verdade que se avançou tanto que, nessa primeira reunião, um dos compromissos do pronunciamento do nosso Presidente Sarney foi o de criar uma Comissão para acompanhamento da crise econômica mundial. E ela foi criada. V. Exª, Pedro Simon, é um dos membros. Criaram também uma Comissão para atualizar o Regimento, que é antigo. Está aí o Camata, que vai liderar esse processo. E ele determinou que os mais velhos, de acordo com o Regimento, continuassem o trabalho das Comissões.

            Eu pediria só a compreensão, porque, às 15 horas, ele nos convidou a receber o Presidente da Colômbia. Aí eu convidarei, regimentalmente, um dos mais velhos a continuar a presidir enquanto vamos receber o Presidente.

            Com a palavra, o Senador Pedro Simon. E os meus cumprimentos pessoais, não como da Mesa mas como do PMDB, por aquele pronunciamento, num momento muito difícil, de paz partidária.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/02/2009 - Página 1884