Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o acesso à internet em Roraima.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Considerações sobre o acesso à internet em Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2009 - Página 3474
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • PRECARIEDADE, ACESSO, INTERNET, ESTADO DE RORAIMA (RR), FALTA, TECNOLOGIA, PREJUIZO, VELOCIDADE, QUALIDADE.
  • COMENTARIO, EXPECTATIVA, ITAMARATI (MRE), CONCLUSÃO, ACORDO, GOVERNO BRASILEIRO, GOVERNO ESTRANGEIRO, LIGAÇÃO, INTERNET, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, BENEFICIO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ESTADO DO AMAZONAS (AM), DETALHAMENTO, OPERAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE), INSTALAÇÃO, EQUIPAMENTOS, NEGOCIAÇÃO, EXPORTAÇÃO, IMPORTAÇÃO, PREVISÃO, PRAZO, REGISTRO, GESTÃO, ORADOR, EMBAIXADOR, MINISTRO DE ESTADO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

Trago hoje um assunto que interessa muito ao povo de Roraima. Talvez não seja do conhecimento de todos os Srs. Senadores e Senadoras, mas o meu Estado é um dos poucos do Brasil que ainda não tem acesso à Internet de alta velocidade por falta de fibra ótica - o meu Estado e o Estado do Senador João Pedro também.

Infelizmente, o acesso à rede mundial de computadores em Roraima ainda é feito com uma Internet de baixa qualidade, que deixa a desejar se comparada com os padrões atuais de acesso no mundo inteiro. Atualmente, de todos os Estados brasileiros, somente Roraima e o Amazonas têm como única opção utilizar a conexão via satélite para acessar os recursos da rede mundial de computadores.

Mas isso vai mudar, porque, finalmente, o governo brasileiro e o governo venezuelano chegaram a um entendimento no que diz respeito à interligação dos dois países por fibra ótica.

Essa parceria, Senador Mozarildo, irá beneficiar diretamente Roraima e o Estado do Amazonas, já que a interligação entre os dois países está prestes a sair do papel.

Segundo o Itamaraty, até o fim de maio, as tratativas entre o Governo do Brasil e da Venezuela devem estar prontas, permitindo que Roraima se liberte, de uma vez por todas, da dependência da Internet lenta e com falhas.

O Itamaraty me informou ainda que, de acordo com as informações obtidas na Eletronorte, o projeto encontra-se em fase avançada e depende, neste momento, da instalação de equipamentos da Eletronorte para a operação do sistema de fibra ótica, que já está estendido desde que foi instalada a Linha de Guri. Esses aparelhos serão instalados em Santa Elena do Uairén, na Venezuela. Ela tem que ser precedida de um processo de exportação dos equipamentos do Brasil para a Venezuela em que a Eletronorte figure como exportadora e uma das empresas venezuelanas figure como importadora dos bens.

Após negociações, as empresas envolvidas concordaram que a GlobeNet, empresa subsidiária da brasileira Oi, e a Cantv constassem como as importadoras dos aparelhos. A partir daí, as partes deverão iniciar prontamente o procedimento de importação dos equipamentos para a Venezuela e proceder à instalação em Santa Elena do Uairén.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esses trâmites administrativos de exportação e importação, bem como a instalação da aparelhagem no sítio da Venezuela, devem estar concluídos nos próximos meses. O sistema de fibra ótica deverá estar funcionando e atendendo à cidade de Boa Vista até o mês de maio.

Empenhei-me ao máximo para conseguir trazer Internet de banda larga para Roraima e fico feliz ao verificar que estamos prestes a resolver este problema. Para garantir nossa integração via fibra ótica com a Venezuela, eu estive várias vezes com o Embaixador venezuelano aqui, no Brasil, Sr. Julio Montoya, e ajudei a intermediar a troca de informações entre os dois países.

Mês passado, na reunião da Sudam, em Boa Vista, já surgiu um projeto para financiar a linha, ligando Boa Vista a Manaus - financiar a ligação por fibra ótica de Boa Vista a sua cidade, Senador João Pedro.

Estive com o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, com o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, com o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para garantir que o Governo brasileiro fizesse o máximo possível para que Roraima e o Amazonas, finalmente, ingressassem na era digital de alta velocidade.

Na Venezuela, segundo o Embaixador Julio Montoya, eles têm 14 mil quilômetros de fibra ótica. E essa fibra já está em Santa Elena de Uairén há vários anos. Santa Elena de Uairén é a cidade limítrofe com Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, e, de Pacaraima até Boa Vista, nós já temos a fibra ótica também, Senador Sérgio.

Isso, para os senhores, pode não parecer nada, mas, para nós, para Roraima, é muito importante, assim como para a nossa universidade, para as nossas empresas, bem como para as empresas e para a universidade do Amazonas também. Se o cidadão vai redigir uma tese lá, ele tem dificuldade de acessar a Internet e as bibliotecas mundiais, devido à lentidão do processo.

Sr. Presidente, já estou encerrando.

O Governador do Estado também foi fundamental nessas negociações, porque mantinha um bom entendimento com o Governador do Estado vizinho, para que fosse instalada essa Internet de banda larga. A Internet por satélite - o Senador João Pedro sabe disso - só funciona bem quando não tem chuva, e lá temos muitos meses de chuva. Quando começam as chuvas, começa a haver interrupção, lentidão, porque não existe ainda uma forma de a transmissão dos dados ultrapassar a nossa barreira atmosférica quando fica pesada com as nossas chuvas, que são fortes, não é, Senador?

Há dias de chover, em Roraima, 150 milímetros cúbicos.

Era isto que eu queria comunicar. Tenho certeza de que o nosso povo de Roraima, agora, neste mês de maio, no máximo, estará em comunicação, por fibra ótica, com a Internet mundial e, se Deus quiser, até o final do ano, Senador João Pedro, o Estado de V. Exª também estará conectado, porque o projeto de ligação de Boa Vista a Manaus já está na Sudam para ser aprovado.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - V. Exª ainda dispõe de mais quatro minutos, caso se interesse.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR) - Era apenas isto que eu queria comunicar. Eu corri porque estava inscrito para uma comunicação, e V. Exª ainda me cedeu mais tempo do que o habitual. Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Foi pela grandeza e pela qualidade do mandato de V. Exª.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR) - Muito obrigado, Senador.


Modelo1 7/18/248:38



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2009 - Página 3474