Pronunciamento de Arthur Virgílio em 04/03/2009
Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Transcrição nos Anais do Senado da Carta Compromisso ao PDSB. Registro da entrevista concedida ao jornal Repórter, de Manaus, pelo Arcebispo, Dom Luis Soares Vieira, publicada na edição de primeiro do corrente. Registro da matéria intitulada "A cura do doutor Pajé", publicada na revista Época, edição de 2 do corrente.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.
SEGURANÇA PUBLICA.
SAUDE.:
- Transcrição nos Anais do Senado da Carta Compromisso ao PDSB. Registro da entrevista concedida ao jornal Repórter, de Manaus, pelo Arcebispo, Dom Luis Soares Vieira, publicada na edição de primeiro do corrente. Registro da matéria intitulada "A cura do doutor Pajé", publicada na revista Época, edição de 2 do corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/03/2009 - Página 3916
- Assunto
- Outros > SENADO. SEGURANÇA PUBLICA. SAUDE.
- Indexação
-
- COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, CARTA, AUTORIA, TIÃO VIANA, SENADOR, PERIODO, ELEIÇÃO, MESA DIRETORA, DEFESA, RENOVAÇÃO, LEGISLATIVO, DIRIGENTE, SENADO, MELHORIA, ADMINISTRAÇÃO.
- COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ENTREVISTA, ARCEBISPO, APRESENTAÇÃO, CAMPANHA DA FRATERNIDADE, DEBATE, SEGURANÇA PUBLICA, REGISTRO, VIOLENCIA, REGIÃO AMAZONICA, DEFESA, CONSCIENTIZAÇÃO, POPULAÇÃO.
- COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, PERIODICO, EPOCA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DIVULGAÇÃO, COOPERAÇÃO, MEDICO, CURANDEIRISMO, TRATAMENTO, INDIO, VITIMA, VENENO, ANIMAL.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, passada a fase de conversações que conduziram a eleição da nova Mesa do Senado, refiro-me, uma vez mais, ao conteúdo da Carta Compromisso ao PSDB, redigida pelo ilustre Senador Tião Viana. Nela, o representante acreano aponta a coincidência de seu pensamento com os 12 pontos propostos pelo PSDB em defesa da renovação do Poder Legislativo.
A renovação de dirigentes - repito e insisto - é sempre bem-vinda. Seu sentido é benéfico ao País.
A propósito e reafirmando os pontos de vista do PSDB, vale lembrar que a chamada energia corporativa é a base da personalização do poder. Aí, na definição do sociólogo Roberto da Mata, situam-se as raízes dos famosos dois pesos e duas medidas, incompatíveis com esforços para tornar o Parlamento, efetivamente, em instrumento de atuação em favor do País, não de grupos de amigos.
Pela oportunidade do tema, estou anexando a este pronunciamento a íntegra da Carta-compromisso ao PSDB, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.
Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, como segundo assunto, gostaria de fazer o registro da entrevista concedida ao jornal Repórter, de Manaus, pelo arcebispo de Manaus, Dom Luís Soares Vieira, e que foi publicada na sua edição de 1º de março do corrente.
Na entrevista, Dom Luís Soares Vieira apresenta a campanha da fraternidade de 2009, cujo tema é “Fraternidade e Segurança Pública”, e destaca que a Amazônia sofre de várias formas de violência. Ainda segundo a entrevista, o arcebispo de Manaus afirma que, antes de mudar a sociedade, é preciso que as pessoas mudem também seu modo de agir.
Sr. Presidente, para concluir, requeiro que a entrevista acima citada seja considerada, na íntegra, como parte deste pronunciamento para que, assim, passe a integrar os Anais do Senado Federal.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como terceiro assunto registro da matéria intitulada “A cura do doutor Pajé”, publicada pela revista Época em sua edição de 2 de março do corrente.
A matéria diz respeito ao tratamento de uma índia de 12 anos que foi picada por uma cobra jararaca em seu pé direito e que, segundo os médicos do Hospital Universitário Getúlio Vargas, em Manaus, julgavam necessária a amputação.
Segundo a matéria, após mais de um mês de negociações entre médicos e índios, chegou-se a um acordo: aliar o tratamento indígena ao tratamento médico convencional. Em três dias de tratamento simultâneo, a índia deixou de ter febre, a pele cresceu e cobriu os ossos do pé, antes expostos pela ferida, e a amputação foi descartada.
Sr. Presidente, para concluir, requeiro que a matéria acima citada seja considerada, na íntegra, como parte deste pronunciamento para que, assim, passe a integrar os Anais do Senado Federal.
Muito obrigado. Era o que tinha a dizer.
*************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*************************************************************************
- Carta Compromisso ao PSDB.
- Corrupção é violência: jornal Repórter, de 1º de março do corrente.
- A cura do doutor Pajé: revista Época, de 2 de março do corrente.
Modelo1 12/25/2412:12