Discurso durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Continua seu discurso de comentários à entrevista do Senador Jarbas Vasconcelos à revista Veja.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Continua seu discurso de comentários à entrevista do Senador Jarbas Vasconcelos à revista Veja.
Publicação
Publicação no DSF de 19/02/2009 - Página 2112
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • CONTINUAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, BOLSA FAMILIA, MANIPULAÇÃO, VOTO, ELEITOR, APRESENTAÇÃO, DADOS, HISTORIA, IMPLANTAÇÃO, PROGRAMA, APROVAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DIRETRIZ, RENDA MINIMA, CIDADANIA, DEMONSTRAÇÃO, RESULTADO, REDUÇÃO, MISERIA, DESIGUALDADE SOCIAL, EXPECTATIVA, AMPLIAÇÃO, DEBATE, JARBAS VASCONCELOS, SENADOR, AUTOR, CRITICA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Primeiro, gostaria até de sugerir aos Senadores mais idosos, como Pedro Simon e Paulo Duque, se puderem chamar as Comissões, pois eu estaria pronto para participar e votar naqueles que entendemos que devem ser os Presidentes.

            Mas gostaria de recordar que, com a aprovação dos primeiros projetos de garantia de renda mínima associados à educação, surgiu a vontade de, no Congresso Nacional, haver projetos para estender isso para todos os Municípios.

            No Governo Fernando Henrique Cardoso, foram aprovados os Programas Bolsa Escola e Bolsa Alimentação com esse caráter, por todos os Partidos. Posteriormente, em 2003, o Programa Cartão Alimentação. Em outubro de 2003, houve a recomendação para se iniciar a unificação do Cadastro Único de Beneficiários e também daqueles programas, inclusive do Auxílio Gás.

            Os quatro programas, de maneira racional, foram unificados, e foi criado o Programa Bolsa Família, que beneficiava 3,5 milhões em 2003; agora mais de 11 milhões de famílias.

            Os dados do IBGE mostram com clareza e economistas no mais largo espectro concordam que houve o benefício da diminuição da desigualdade e da diminuição da pobreza absoluta.

            Ademais, o Programa Bolsa Família, por lei aprovada pelo Congresso, é o passo na direção da Renda Básica de Cidadania, também aprovada por todos os congressistas e partidos.

            Assim, eu espero, nos próximos dias, ter um diálogo aprofundado com o Senador Jarbas Vasconcelos para explicar que não se trata de um programa de compra de votos, mas de um programa administrado pelo Governo Federal, com a cooperação dos prefeitos de 5.563 Municípios. Não poderia, portanto, ser considerado um programa de compra de votos.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/02/2009 - Página 2112