Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminha à Mesa voto de pesar pelo falecimento do Sr. Júlio Lira Neto, líder comunitário e militante político do PSDB.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminha à Mesa voto de pesar pelo falecimento do Sr. Júlio Lira Neto, líder comunitário e militante político do PSDB.
Publicação
Publicação no DSF de 18/02/2009 - Página 2014
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, LIDER, COMUNIDADE, MUNICIPIO, PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ELOGIO, VIDA PUBLICA, LUTA, ASSENTAMENTO POPULACIONAL.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminho à Mesa voto de pesar pelo falecimento do Sr. Júlio Lira Neto, líder comunitário e militante político do meu Partido, o PSDB, no Município de Presidente Figueiredo, ocorrido no dia 15 de fevereiro último.

            Era um defensor dos pequenos ruralistas. Viveu por 17 anos na área do Puraquequara, em Manaus, no Amazonas, região em que liderou o assentamento de setecentas famílias de trabalhadores agrícolas. Depois, foi para o Município de Presidente Figueiredo, perto de Manaus, a 95 km de Manaus.

         Peço que essa comunicação seja feita à sua esposa, a Srª Francisca Mendonça dos Santos, com quem teve um filho, meu amigo Salomão Mendonça Lira. Em casamento anterior, com a Srª Fátima, Júlio Lira teve cinco filhos: Salomão, Rita, Cristiane, Raimundo, Fabiana e Juliana. Seu pai, Eliseu Lira da Costa, também é morador do Amazonas e conta hoje com 92 anos de idade.

         É uma ironia o fato de que o filho morreu antes do pai, em uma inversão que a natureza às vezes impõe, como ironia, para amargurar a vida das pessoas.

         Mas eu devo dizer que é uma perda muito grande para todos nós, pelo carinho que Júlio Lira Neto merecia enquanto vivo e como memória. E vai continuar a merecer o mesmo respeito de todos aqueles que o conheceram como eu o conheci, muito de perto.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/02/2009 - Página 2014