Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoia a luta do Deputado Beto Albuquerque pela aprovação de seu projeto de lei que estabelece uma semana de conscientização com relação ao transplante de medula.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. SENADO. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Apoia a luta do Deputado Beto Albuquerque pela aprovação de seu projeto de lei que estabelece uma semana de conscientização com relação ao transplante de medula.
Publicação
Publicação no DSF de 18/02/2009 - Página 1928
Assunto
Outros > SAUDE. SENADO. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • APOIO, LUTA, DEPUTADO FEDERAL, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, SEMANA, CONSCIENTIZAÇÃO, TRANSPLANTE DE ORGÃO.
  • DEFESA, URGENCIA, ENTENDIMENTO, LIDERANÇA, COMPOSIÇÃO, PRESIDENCIA, COMISSÃO, NECESSIDADE, MANUTENÇÃO, REPRESENTAÇÃO, MINORIA.
  • COMENTARIO, ANTERIORIDADE, ATENDIMENTO, ACORDO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, REIVINDICAÇÃO, TECNICO AGRICOLA, APROVAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, MEDIDA PROVISORIA (MPV), CORREÇÃO, AMPLIAÇÃO, PLANO DE CARREIRA, OCORRENCIA, VETO (VET), PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • APOIO, REIVINDICAÇÃO, TECNICO AGRICOLA, NECESSIDADE, ARTICULAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, REMESSA, GOVERNO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), CORREÇÃO, QUEBRA, ACORDO.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, muito obrigado.

            Primeiramente quero agradecer a V. Exª, que, na semana passada, recebeu a mim e ao Deputado Beto Albuquerque, que trabalha para que seja aprovado um projeto de sua autoria, já aprovado na Câmara, que estabelece uma semana de conscientização com relação ao transplante de medula.

            S. Exª perdeu um filho recentemente, o Pietro, e a Câmara denominou o projeto de Pietro. E o senhor já se colocou à disposição para que possamos aprovar essa matéria aqui no plenário do Senado.

            Segundo, Sr. Presidente, quero fazer coro com os demais Senadores que estão pleiteando o entendimento entre todas as Lideranças com V. Exª com relação às comissões. Nós, de fato, entramos em uma fase de desgaste. Enquanto não chegamos a um acordo com relação à composição das comissões, o Senado começa a perder prestígio político. Então, também me incorporo a esse coro que se faz hoje pela necessidade que temos de fechar esse entendimento.

            Também manifesto aqui a minha posição de que precisamos fechar o entendimento onde haja a permissão de que os partidos com menor representação na Casa possam ter também assento na presidência dessas comissões, como os partidos tiveram assento na Mesa Diretora dirigida por V. Exª.

            Além disso, Sr. Presidente, trago a esta tribuna a reivindicação dos técnicos agropecuários que estão presentes nesta Casa, porque, no ano passado, no entendimento que foi feito com as diversas funções da Administração Pública Federal, houve a votação das duas medidas provisórias que concederam, que estabeleceram aumento, correção, plano de carreira. Os técnicos foram atendidos em um entendimento que envolveu o Senador Romero Jucá, Líder do Governo, mas o Presidente Lula, agora, fez um veto a esse compromisso firmado aqui.

            Estamos buscando uma saída. Manifesto aqui a nossa opinião favorável ao pleito dos técnicos agropecuários, por compreendermos que houve um grande entendimento e que precisamos agora estar na articulação com o Governo, para que o Governo possa enviar um projeto para cá, uma medida provisória que corrija essa quebra do acordo firmado aqui no Congresso Nacional.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/02/2009 - Página 1928