Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lê os requerimentos de aplauso ao Desembargador João José da Silva Maroja, presidente do Tribunal Eleitoral do Pará, e de congratulações ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará, na pessoa de seu Presidente, o Desembargador Rômulo José Ferreira Nunes.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Lê os requerimentos de aplauso ao Desembargador João José da Silva Maroja, presidente do Tribunal Eleitoral do Pará, e de congratulações ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará, na pessoa de seu Presidente, o Desembargador Rômulo José Ferreira Nunes.
Publicação
Publicação no DSF de 18/02/2009 - Página 2034
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, VOTO, SAUDAÇÃO, PRESIDENTE, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ESTADO DO PARA (PA), RECONHECIMENTO, RELEVANCIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, REGIÃO.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente Eduardo Azeredo, eu gostaria de solicitar a V. Exª o recebimento de dois requerimentos, cuja leitura faço neste instante.

            Primeiro, o requerimento de aplauso ao Desembargador João José da Silva Maroja, que assumiu, no dia 12 último, quinta-feira, a Presidência do Tribunal Eleitoral do Pará, para o biênio de 2009/2011.

            Durante o biênio 2007/2009, o Desembargador João José Maroja exerceu as funções de Vice-Presidente e Corregedor Regional do TRE-Pará, onde demonstrou sua dedicação e competência jurídica, condições que o qualificaram para presidir a Corte eleitoral do Estado.

            Ingressou na magistratura paraense pelo quinto constitucional, representando merecidamente os advogados do Estado. Exerceu também a docência na Universidade da Amazônia - Unama -, como professor da cadeira de Prática Forense Civil.

            O Desembargador Maroja é católico praticante, tendo atuação relevante no movimento pastoral da Paróquia de Nazaré, como membro da diretoria da festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

            O outro requerimento, Senador Azeredo, também de voto de congratulações ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará, na pessoa de seu Presidente, Desembargador Rômulo José Ferreira Nunes, pela homenagem prestada ao jurista Dr. Daniel Coelho de Souza, dando o seu nome ao Fórum Cível da Comarca da capital do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

         Requeiro que esse voto seja transmitido aos familiares do homenageado por intermédio de seu filho, advogado Frederico Coelho de Souza. O Tribunal de Justiça do Estado do Pará, ao homenagear o Dr. Daniel Coelho de Souza, advogado, professor e escritor respeitado pela sociedade paraense, reconheceu sua sensibilidade e capacidade jurídica.

         Além de advogado militante, o homenageado exerceu o cargo de professor catedrático da Faculdade de Direito do Pará e Reitor da Universidade Federal do Pará, Secretário de Estado três vezes, Consultor-Geral do Estado, membro do Conselho Federal de Educação e Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Pará. Sua trajetória de vida, pontificada pela ética e dedicação ao estudo jurídico, demonstra a relevância e importância da contribuição que deu ao Estado do Pará.

            São esses os requerimentos que faço chegar à Mesa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/02/2009 - Página 2034