Fala da Presidência durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariza-se com a homenagem que o Estado do Amazonas faz ao ex-senador Arthur Virgílio Filho.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Solidariza-se com a homenagem que o Estado do Amazonas faz ao ex-senador Arthur Virgílio Filho.
Publicação
Publicação no DSF de 19/02/2009 - Página 2183
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, HOMENAGEM, ARTHUR VIRGILIO FILHO, EX SENADOR, DENOMINAÇÃO, CAMPUS UNIVERSITARIO, ELOGIO, FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), VIDA PUBLICA, CONTRIBUIÇÃO, REDEMOCRATIZAÇÃO, PAIS.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Para encerrar esta sessão, quis Deus que aqui estivesse, em nome da Senado da República, prestando uma homenagem a um dos seus Senadores mais ilustres da história da República. Em um dos momentos mais difíceis contra a ditadura militar, ele foi líder da democracia. É o Senador Arthur Virgílio Filho. O atual Senador que o Brasil todo admira. E nós temos certeza que ele vai continuar nesta Casa, porque entendo que o Estado grandioso do Amazonas não pode decepcionar o Brasil. Tenho andado no Brasil todo, no meu Piauí e em todos os Estados e visto e sentido que o povo do Brasil quer Arthur Virgílio Senador. Então, o Amazonas não pode decepcionar o Brasil.

            Então, o Estado do Amazonas faz uma grande homenagem ao pai do nosso Arthur Virgílio Netto, ao Arthur Virgílio Filho, que foi um dos fundadores da Universidade do Amazonas, que deu grandeza a ela e ela se tornou universidade.

            Então, dos primórdios ela faz cem anos, e a mocidade estudiosa, na sua independência, na sua gratidão, presta homenagem a Arthur Virgílio Filho.

            Ele nasceu em Manaus em 1921 e morreu em 30 de março de 1987oi um dos cassados pela revolução, um dos mártires da redemocratização. Sua vida pública... Várias vezes todos os cargos que teve foi uma eleição popular.

            Eu queria dizer, então, que ele era membro do PSD, foi para o PTB e posteriormente para o PMDB. Quando Líder do PTB, ele foi Líder do ex-Presidente pacifista João Goulart.

            Então, eu queria dizer ao Arthur Virgílio Neto que um dos fatos que mais me emocionou foi, estudando a biografia de Thomas Jefferson, que fez a Constituição dos Estados Unidos e fora Presidente da República, ver que, no seu túmulo, estava escrito “Aqui jaz o fundador da Universidade de Virgínia”. Então, hoje, a mocidade estudiosa diz - está na história, na biografia - que ali morreu Arthur Virgílio Filho, o fundador da Universidade da Amazônia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/02/2009 - Página 2183