Discurso durante a 15ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do advogado Osires Lopes Filho, ocorrido em Brasília.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do advogado Osires Lopes Filho, ocorrido em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 28/02/2009 - Página 3285
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ADVOGADO, DISTRITO FEDERAL (DF), ESPECIALISTA, DIREITO TRIBUTARIO, EX-CHEFE, SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, se V. Exª me permitir, vou à tribuna em seguida falar sobre outros assuntos, mas gostaria de falar como subscritor do requerimento de voto de pesar apresentado pelo Senador Marco Maciel em face do falecimento do Dr. Osíris.

            Dr. Osíris tornou-se um daqueles profissionais do mundo jurídico que sempre era convocado a opinar sobre questões extremamente relevantes, notadamente, como especialista que era, sobre aquelas que diziam respeito à questão tributária.

            Vai fazer uma falta enorme o Dr. Osíris. Além de uma figura humana extraordinária, era este tipo de profissional, Senador Mão Santa: especialista, estudioso, dedicado a um determinado segmento do Direito - no seu caso, do Direito Tributário -, era daqueles profissionais que instalava uma discussão sobre determinado assunto no Brasil - CPMF, por exemplo.

            Abríamos os jornais e encontrávamos sempre a opinião do Dr. Osíris, porque ele era sempre uma figura requisitada para falar sobre aquele determinado assunto, e sua opinião era sempre muito bem sopesada, levada em consideração, dada a sua autoridade em relação aos assuntos de que tratava.

            Estamos, portanto, diante de uma perda lastimável. Quero, por isso, associar-me ao Senador Marco Maciel, ao Senador Adelmir e a V. Exª, Senador Mão Santa, nos pêsames apresentados à família do Dr. Osíris. Lamentamos muito.

            Foi um companheiro. Como Procurador da Fazenda Nacional, eu também sou do Ministério da Fazenda, o Dr. Osíris, dirigindo a Secretaria da Receita Federal, teve um passagem importante no Ministério da Fazenda. Éramos, Portanto, companheiros de atividades correlatas.

            O meu lamento e os meus sentimentos à família do Dr. Osíris por essa perda lastimável.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/02/2009 - Página 3285