Discurso durante a 15ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do engenheiro Geraldo de Magalhães Neto, aos 82 anos, em Pernambuco.

Autor
Marco Maciel (DEM - Democratas/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do engenheiro Geraldo de Magalhães Neto, aos 82 anos, em Pernambuco.
Publicação
Publicação no DSF de 28/02/2009 - Página 3289
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ENGENHEIRO, EX-DIRETOR, DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM (DER), EX PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE. Para encaminhar. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobre Senador Mão Santa, Srs. Senadores Geraldo Mesquita Júnior e Adelmir Santana, Srªs e Srs. Senadores, neste momento, venho apresentar voto de profundo pesar pelo falecimento do engenheiro Geraldo de Magalhães Melo, que faleceu na madrugada da última terça-feira, dia 24, aos 82 anos.

            Geraldo de Magalhães Melo era engenheiro civil, fez carreira no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco, tendo atingido o cargo de Diretor daquela autarquia. O DER-PE é um dos melhores DERs do Brasil, graças à competência administrativa e, sobretudo, técnica dos seus integrantes.

            Ele também foi Presidente do Instituto de Previdência do Estado de Pernambuco (IPSEP) e, no período de 1983 a 1986, Vice-Presidente do Banco de Pernambuco S/A (Bandepe).

            Prefeito da cidade do Recife nos anos de 1969 e 1970, ao tempo em que era Governador de Pernambuco Nilo Coelho,, deixou entre as suas obras a construção dos viadutos da Cabanga e da Avenida Agamenon Magalhães, do Ginásio de Esportes que leva o seu nome, conhecido como “Geraldão”, e o início da urbanização da Avenida Boa Viagem.

            São seus filhos Lúcia de Fátima Maranhão Melo Lima, casada com José Fernando Wanderley Lima; Agamenon Magalhães Melo; Mônica Maria Maranhão Melo, já falecida; Sandra Maria Maranhão Melo, casada com o General de Brigada Geraldo Gomes de Matos Filho; e, finalmente, Geraldo de Magalhães Melo Filho, casado com Paola Vieira, residente no Rio de Janeiro, onde é produtor de eventos,

            Geraldo de Magalhães Melo era irmão de Roberto Magalhães Melo, Deputado Federal por várias legislaturas, Secretário de Educação em Pernambuco, do Governo Nilo Coelho, que foi meu Vice-Governador, quando governei o Estado e, posteriormente, eleito Governador de Pernambuco, tendo Gustavo Krause, ex-Ministro da Fazenda, candidato a Vice-Governador, e eu ao Senado Federal. .

            Geraldo de Magalhães Melo, portanto, integra uma das mais honradas e dignas famílias de Pernambuco. E, ao citar o nome de Roberto Magalhães Melo, seu irmão, quero chamar a atenção que ambos são descendentes de Agamenon Magalhães, que, além de Deputado Federal, Governador de Pernambuco, foi Constituinte de 1946. O falecido tem outro irmão, José Magalhães Melo, conhecido como Zezito, que foi Vereador à Câmara Municipal do Recife e exerceu outras funções administrativas em Pernambuco.

            Por isso, Sr. Presidente, não poderia deixar de apresentar esse voto de pesar, pedindo que a Mesa do Senado dê ciência às instituições as quais o engenheiro Geraldo Magalhães Melo integrou - IPSEP, a UDR de Pernambuco, a Prefeitura do Recife, o extinto Banco do Estado de Pernambuco, Bandepe, e outras.

            Era, Sr. Presidente, o que gostaria de expressar, neste instante, externando o sentimento, que acredito de todo Pernambuco, pelo falecimento do Dr. Geraldo de Magalhães Melo.

            Muito obrigado a V. Exª, nobre Senador Geral do Mesquita.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/02/2009 - Página 3289