Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradece ao Senador Arthur Virgílio pelo pedido de homenagem aos peritos da Polícia Federal, falecidos durante a atividade profissional, numa explosão. Informa sua atuação na missão que lhe foi dada de acompanhar o assassinato do ex-Senador Olavo Pires.

Autor
Romeu Tuma (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Agradece ao Senador Arthur Virgílio pelo pedido de homenagem aos peritos da Polícia Federal, falecidos durante a atividade profissional, numa explosão. Informa sua atuação na missão que lhe foi dada de acompanhar o assassinato do ex-Senador Olavo Pires.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2009 - Página 3460
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, HOMENAGEM POSTUMA, PERITO, POLICIA FEDERAL, MORTE, EXPLOSÃO, COMBATE, CRIME ORGANIZADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • QUALIDADE, CORREGEDOR, ESCLARECIMENTOS, EXPEDITO JUNIOR, SENADOR, ACOMPANHAMENTO, HOMICIDIO, OLAVO PIRES, EX SENADOR, CANDIDATO, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), REGISTRO, ACESSO, INFORMAÇÃO, PRISÃO, ACUSADO, ANUNCIO, VISITA, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA), AUDIENCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL, MENOR, OPORTUNIDADE, ORADOR, BUSCA, DADOS, QUADRILHA.

            O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª, Senador Marconi Perillo e ao Senador Mão Santa, pela concessão.

            Quero agradecer ao Senador Arthur Virgílio pelo pedido da homenagem aos falecidos peritos da Polícia Federal no terrível incidente de uma pesquisa para identificar a presença ou não de cocaína dentro de cilindros que estavam sendo pesquisados pela Perícia da Polícia Federal. A vida policial do Dr. Sérgio, Superintendente, foi praticamente na Amazônia, no serviço de inteligência e outros cargos. É um moço brilhante.

            Mas também quero homenagear o Senador Arthur Virgílio, que sempre foi um defensor da Polícia Federal no Estado do Amazonas. Parte da minha vida profissional, muitos contatos tive com o então Deputado e Senador Arthur Virgilio pela virtude de reconhecer na Polícia Federal um instrumento de defesa dos interesses do País. Então, peço permissão a ele para assinar o requerimento de homenagem aos três peritos que faleceram durante atividade profissional, numa explosão: um faleceu na hora e os outros dois faleceram posteriormente, no hospital.

            Quero também me dirigir ao Senador Expedito Júnior, rapidamente, porque me foi dada a missão de acompanhar o assassinato do ex-Senador Olavo Pires, que era candidato a Governador de Rondônia. Existem dois procedimentos, Senador Expedito Júnior: um está na Justiça de Rondônia, foi a primeira confissão do mesmo preso que está em Minas Gerais. E acabei de falar com o Procurador de Minas, que me forneceu alguns dados importantes, inclusive o outro que teria participado reconhecidamente de uma investigação anterior, foi preso em Belém do Pará e pediu que eu fosse nesta quinta-feira a Belém do Pará não só para ter uma audiência da pedofilia, mas também para buscar dados importantes sobre a morte de Olavo Pires.

            Só quero que o Senador Expedito Júnior tenha tranquilidade, pois estou buscando todas as informações. O Dr. Mauro Espósito, que é o Delegado da Região Norte do País, tem buscado todas as informações. Já me mandaram uma série de documentos, com os quais farei um relatório, mas, antes disso, estarei em Belém, provavelmente jantando com o nosso Flexa, na audiência pública da pedofilia e também buscando as informações na Justiça do Pará a respeito do assassinato do Senador.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2009 - Página 3460