Discurso durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários acerca da agenda cumprida pelo Presidente da República no Espírito Santo, na última sexta-feira, com destaque para o lançamento de programa contra a violência, inauguração da terceira etapa de produção de gás no Município de Cacimbas, e inauguração de quatro escolas técnicas.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. POLITICA ENERGETICA. ENSINO PROFISSIONALIZANTE.:
  • Comentários acerca da agenda cumprida pelo Presidente da República no Espírito Santo, na última sexta-feira, com destaque para o lançamento de programa contra a violência, inauguração da terceira etapa de produção de gás no Município de Cacimbas, e inauguração de quatro escolas técnicas.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2009 - Página 4295
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. POLITICA ENERGETICA. ENSINO PROFISSIONALIZANTE.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, VISITA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), PRESIDENTE DA REPUBLICA, INAUGURAÇÃO, PROGRAMA, COMBATE, VIOLENCIA, IMPORTANCIA, INICIATIVA, GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), APOIO, JUVENTUDE, INSTALAÇÃO, EQUIPAMENTOS, LAZER, COMUNIDADE, POPULAÇÃO CARENTE, AUXILIO FINANCEIRO, MÃE, CONSELHO, PAZ, VIGILANCIA, PREVENÇÃO, DESVIO, ENCAMINHAMENTO, PROBLEMA, POLICIAL, ESPECIALIZAÇÃO, TREINAMENTO, CONCLAMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, FAMILIA.
  • SAUDAÇÃO, INAUGURAÇÃO, USINA, PROCESSAMENTO, GAS, MUNICIPIO, LINHARES (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ATENDIMENTO, METADE, DEMANDA, GAS LIQUEFEITO DE PETROLEO (GLP), BRASIL, REGISTRO, EMPENHO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
  • SAUDAÇÃO, INAUGURAÇÃO, ESCOLA TECNICA, MUNICIPIO, SÃO MATEUS (ES), NOVA VENECIA (ES), ARACRUZ (ES), LINHARES (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), SUPERIORIDADE, NUMERO, COMPARAÇÃO, HISTORIA, BRASIL, PREVISÃO, PREPARAÇÃO, MÃO DE OBRA, INDUSTRIA, PETROLEO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Srª Presidente.

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu queria registrar a visita que o Presidente da República fez ao Espírito Santo na última sexta-feira, que representou, efetivamente, três importantes eventos para o Brasil e não só para o Espírito Santo.

No primeiro deles, o Presidente da República lançou, no bairro do Complexo de São Pedro, em Vitória, o Pronasci. É um movimento, uma ação do Governo Federal, pela primeira vez, contra a violência. Porque o problema da violência no Brasil era assim: o Secretário de Segurança empurrava para o Prefeito, o Prefeito para o Governador e assim por diante. Agora, o Governo Federal resolveu atuar na área da violência, fazendo um programa de alto alcance social, acolhendo os jovens, construindo equipamentos na área da convivência comunitária nas regiões mais pobres e instituindo as Mães da Paz - senhoras que recebem R$180,00 por mês para olharem a comunidade, vigiarem a comunidade, aconselharem os jovens e, quando virem um jovem se desviar, chamarem o pai e a mãe para conversar e, como última instância, chamarem a ação policial, policiais treinados na convivência com aquela população.

Trata-se da primeira intervenção que eu vejo do Governo Federal, na história da..., na minha história, pelo menos durante esse tempo em que fui Deputado Federal, Senador, Governador e Vereador na área da segurança. O programa-piloto já entra com R$49 milhões. Trata-se, então, de uma ação efetiva, não é uma conversa fiada, não é uma pregação. E o Presidente da República ressaltou muito ali - e é necessário que nós todos políticos comecemos a fazer isto - a importância da família na contenção da violência a que assistimos hoje, na banalização da vida.

Ele até tirou um pouco do discurso que o Governador Paulo Hartung costuma fazer, dizendo que o professor é muito bom, mas não adianta o pai colocar um filho no mundo e mandá-lo para a escola achando que o Governo vai tomar conta do filho ou criá-lo. O professor é bom para ensinar geografia, ensinar português, ensinar matemática, ensinar para a vida, mas quem impõe limites, quem educa para servir, para conviver, para respeitar é o pai e a mãe. Eles são indispensáveis no processo de educação das crianças e dos homens, dos seres humanos.

Dali, fomos para Cacimbas, no Município de Linhares - o Senador Casagrande estava junto com a gente -, onde o Presidente inaugurou a terceira etapa da usina de processamento de gás de Cacimbas. Srª Presidente, para a senhora ter uma idéia da importância que ela tem, metade do gás de cozinha produzido no Brasil é produzido em Cacimbas. Metade, 50%. Veja V. Exª! Tem uma parte que é importada. E, quando entrar a quarta etapa, praticamente vão uns 70%, porque depois tem o Polo de Anchieta do Sul, que vai talvez produzir já gás de cozinha, GLP, para exportação.

Mais outro fato importante: 20 milhões de metros cúbicos, dois terços do que a Bolívia nos manda diariamente, de gás natural são enviados para Vitória e para o Rio de Janeiro, produzidos nessa usina de processamento de gás natural situada lá no Espírito Santo. É talvez o maior parque de gás da América do Sul, tirando talvez o da Bolívia, mas é um parque de gás. Sendo que o da Bolívia não produz GLP, produz apenas o GNV.

Outro evento muito importante ocorrido em meu Estado é que o Presidente da República também inaugurou de uma vez só quatro escolas técnicas no Espírito Santo. Inaugurou, conversando, pelo telão, com os Prefeitos Borotto, lá em São Mateus, Wilson Japonês, lá em Nova Venécia, Devens, lá em Aracruz, e o Prefeito Guerino Zanon, lá em Linhares.

Para se ter uma idéia do que isso representa para o Espírito Santo, em 1909, o Presidente da República de então inaugurou a primeira escola técnica do Estado. Em 1909! De lá para cá, foram construídas mais duas escolas técnicas. Em cem anos! O Presidente Lula, de uma vez só, inaugurou quatro, e há sete em construção. Quer dizer que, em quatro anos, o Presidente Lula está fazendo no Espírito Santo onze escolas técnicas, quando em cem anos só construímos três. Acho que é um dado muito importante para a educação.

(Interrupção do som.)

A SRª PRESIDENTE (Serys Slhessarenko. Bloco/PT - MT) - Desculpe-me, Senador.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES) - Ocorreu um fato muito interessante. Quando o Presidente da República estava inaugurando a terceira etapa da usina de Cacimbas, onde se processa o gás natural e se separa e faz o gás de cozinha, o Ministro Fernando Haddad, da Educação, estava presente. E essa escola de São Mateus já está funcionando e tem um curso de preparo de jovens para a indústria do petróleo. E, aí, o Ministro resolveu perguntar: “Quantos de vocês [estavam os operários ali] são alunos da escola técnica?” Mais da metade. Já tinham saído da escola técnica e já estavam trabalhando na maior usina de gás do território brasileiro.

De modo que foram fatos muito importantes para o Espírito Santo: a instalação do Pronasci; a inauguração de quatro escolas técnicas de uma vez só e o início de construção de sete escolas técnicas; e a inauguração do maior parque de processamento de gás natural e de gás de cozinha do Brasil.

Quero agradecer ao Presidente Lula a visita que fez, o empenho tanto da Petrobras e do Ministério da Educação quanto do Ministério da Ação Social e do Ministro Tarso Genro, que andei até criticando aí por causa do italiano Battisti. Discordo dele nesse ponto, mas concordo com ele na ação que ele exerce em favor do Pronasci.

Muito obrigado, Srª Presidente. Obrigado, Srªs e Srs. Senadores.


Modelo1 5/19/243:38



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2009 - Página 4295