Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariza-se às homenagens prestadas aos peritos da Polícia Federal falecidos durante atividade profissional numa explosão.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Solidariza-se às homenagens prestadas aos peritos da Polícia Federal falecidos durante atividade profissional numa explosão.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2009 - Página 3462
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, HOMENAGEM POSTUMA, PERITO, POLICIA FEDERAL, MORTE, EXPLOSÃO, COMBATE, CRIME ORGANIZADO, TRAFICO, DROGA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), COMENTARIO, VISITA, SEDE, SUPERINTENDENCIA, GRAVIDADE, DESTRUIÇÃO, INVESTIGAÇÃO, VOLUME, COCAINA, APREENSÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, serei rápido. Nós começamos a discutir a propositura do Senador Arthur Virgílio, que presta solidariedade, que faz um voto de pesar às perdas dos três agentes da Polícia Federal. Eu quero assinar esse requerimento, quero parabenizar o Senador Arthur Virgílio pela iniciativa e dizer a esta Casa que, antes de retornar a Brasília no dia de ontem, estive na Superintendência da Polícia Federal e pude constatar, Sr. Presidente, o que restou do pavilhão da Superintendência por conta da explosão, Senador Romeu Tuma.

            Fui recebido pelo Superintendente, Sérgio Fontes, um amazonense, um policial respeitado, um delegado, um superintendente extremamente atuante. Estive lá prestando a minha solidariedade e me colocando à disposição. Quero dizer aqui que evidentemente há um processo de investigação, mas é importante registrar que os Correios detectaram - esse cilindro estava nos Correios - em perícia preliminar, a presença da cocaína. Ou seja, a razão dessa tragédia está no narcotráfico, lamentavelmente. E redundou numa explosão. Então, saiu dos Correios para a Polícia Federal, e, no laboratório onde o cilindro estava sendo periciado, houve uma explosão que vitimou três peritos, três agentes da Polícia Federal, que estavam exercendo suas atividades profissionais.

            É lamentável que isso aconteça. E o Estado brasileiro, nós precisamos de vigilância e de rigor no combate ao narcotráfico, principalmente nessa região do Brasil, que é Amazônia. A Polícia Federal está de luto.

            Quero, portanto, prestar a minha solidariedade e assinar o requerimento do Senador Arthur Virgílio. Mas a lição é esta: precisamos combater com mais rigor o narcotráfico no Brasil, fundamentalmente na Amazônia, por conta da sua imensa fronteira.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2009 - Página 3462