Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações a S.Exa.Revma. Dom Orani João Tempesta, hoje arcebispo de Belém do Pará, que assumirá a Arquidiocese do Rio de Janeiro no dia 19 de abril próximo.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Congratulações a S.Exa.Revma. Dom Orani João Tempesta, hoje arcebispo de Belém do Pará, que assumirá a Arquidiocese do Rio de Janeiro no dia 19 de abril próximo.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2009 - Página 3463
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, HOMENAGEM POSTUMA, POLICIAL, VITIMA, EXPLOSÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), POVO, PAIS ESTRANGEIRO, GUINE-BISSAU, PERDA, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, HOMICIDIO.
  • SAUDAÇÃO, DECISÃO, PAPA, IGREJA CATOLICA, NOMEAÇÃO, ARCEBISPO, DIOCESE, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), TRANSFERENCIA, ESTADO DO PARA (PA), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, ATUAÇÃO, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), PREVISÃO, RECEBIMENTO, TITULO, CARDEAL.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Marconi Perillo, quero também associar-me aos dois requerimentos, tanto ao do Senador Arthur Virgílio como ao do Senador João Pedro, lamentando o episódio e solidarizando-me com as famílias dos policiais federais vitimados naquele trágico acidente em Manaus, capital do Estado do Amazonas. Também associo-me ao requerimento de V. Exª solidarizando-se com o povo de Guiné-Bissau, pelo assassinato de seu Presidente.

            Quero, neste instante, Sr. Presidente, em meu nome, em nome do Senador Mário Couto e de toda a Bancada do Pará, festejar aqui, porque, no último dia 28 de fevereiro, o Santo Padre, o Papa Bento XVI, nomeou Dom Orani João Tempesta Arcebispo de Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, transferindo-o da Arquidiocese de Belém, no meu Estado do Pará, onde ele está desde dezembro de 2004. Ele vai suceder o Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, de 76 anos de idade, que renunciou ao governo da Arquidiocese do Rio, conforme o Código de Direito Canônico, que prescreve a renúncia do Bispo ao completar 75 anos.

            Dom Orani João Tempesta, atual Vice-Presidente da Regional Norte 2 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Pará e no Amapá, é o Presidente, pela segunda vez consecutiva, da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação da CNBB e membro do Conselho Permanente, Episcopal de Pastoral e Econômico da CNBB.

            Como Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani administrará 252 paróquias, mais de mil igrejas, 618 padres e 106 diáconos permanentes. A Arquidiocese do Rio de Janeiro é uma das três sedes cardinalícias do País, o que nos leva a festejar também, porque, em futuro próximo, o hoje Arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta, será empossado como um dos Cardeais do nosso País.

            Então, requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno, ouvido o Plenário, que seja consignado, nos Anais do Senado, voto de congratulações a Sua Excelência Reverendíssima Dom Orani João Tempesta, hoje Arcebispo de Belém do Pará, que assumirá a Arquidiocese do Rio de Janeiro no dia 19 de abril próximo.

            Nós, do Estado do Pará, Sr. Presidente Marconi Perillo, temos um misto de alegria, pela ascensão de Dom Orani, pastor ao longo desses cinco anos da nossa Arquidiocese de Belém, e de tristeza, pois lamentamos seu afastamento desse trabalho pastoral que vem exercendo, substituindo Dom Zico, que foi Bispo Auxiliar e Arcebispo por mais de duas décadas.

            Então, Dom Orani assume agora o Arcebispado do Rio de Janeiro e, depois, com certeza, tornar-se-á um dos Cardeais do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2009 - Página 3463