Pronunciamento de Osmar Dias em 11/03/2009
Discurso durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem pelo transcurso dos cinquenta anos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (como Líder)
- Autor
- Osmar Dias (PDT - Partido Democrático Trabalhista/PR)
- Nome completo: Osmar Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem pelo transcurso dos cinquenta anos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (como Líder)
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/03/2009 - Página 4502
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, CINQUENTENARIO, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA (PUC), ESTADO DO PARANA (PR), IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, DESENVOLVIMENTO, PESQUISA, EMBRIÃO, UTILIZAÇÃO, VALOR TERAPEUTICO, REGISTRO, QUALIDADE, HOSPITAL ESCOLA, ESTUDO, AREA AGROPECUARIA.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. OSMAR DIAS (PDT - PR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a PUC do Paraná completará, no dia 14, cinquenta anos.
A PUC é a maior universidade privada do Estado do Paraná. Ela tem uma história muito importante e participou, sem nenhuma dúvida, do desenvolvimento do Estado do Paraná. Quero aqui cumprimentar, portanto, o Professor Clemente Ivo Juliatto, e o Presidente da Associação Paranaense de Cultura, Professor Dario Bortolini.
A PUC foi criada em 1959, no dia 14 de março, por Dom Manuel da Silveira D’Elboux, que era, na época, Arcebispo de Curitiba. A PUC foi administrada até 1974 pela Arquidiocese. Depois, os Irmãos Maristas, a pedido de Dom Pedro Fedalto, já Arcebispo na época, assumiram a administração da Pontifícia Universidade Católica.
A universidade conta, hoje, com 27 mil alunos, 62 cursos de graduação e mais de 150 cursos de pós-graduação espalhados em cinco campi, incluindo o de Curitiba. Ela está localizada também em São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e o mais novo campus em Toledo. Leva, portanto, oportunidade, com essa descentralização de cursos superiores, que são ofertados no interior do Estado também, já que a grande reclamação da Universidade Federal é de que ela concentra demais o seu contingente de alunos e cursos na capital. E a PUC, com esse sentimento de ofertar um serviço de qualidade à comunidade levou, estendeu seus cursos para essas cinco cidades.
Isso é importante, porque aqueles que moram em Toledo, na região oeste, Maringá, na região norte, aqueles que estão em Londrina e em São José dos Pinhais têm à sua disposição uma universidade da mais alta qualidade, do mais alto conceito, que tem feito até um trabalho muito importante na área de biotecnologia, por intermédio do Professor Valdomiro, nosso grande companheiro, nosso amigo, que coordena, juntamente com outros professores, essa área de extrema importância para a saúde humana.
Nós aprovamos aqui, recentemente, um relatório de minha autoria que autorizou o uso de células-tronco e de células embrionárias para a pesquisa.
E a PUC, evidentemente por ser uma universidade católica, limita-se a fazer as pesquisas na área de células-tronco adultas, mas já tem relevantes serviços prestados no Paraná, avançou demais nessa tecnologia e poderá, dentro de muito pouco tempo, oferecer os seus serviços para salvar muitas vidas - é o que nós desejamos.
A Pontifícia Universidade Católica tem cinco campi avançados. Em Curitiba, os alunos graduados na área de saúde dão suporte ao Hospital Universitário Cajuru, que é referência em trauma. O HUC tem o maior pronto-socorro do Paraná e atende a todas as especialidades médicas.
O campus de Curitiba conta com o Parque Tecnológico, com cem laboratórios e unidades especiais em um espaço de 16 mil m². Há também em Curitiba o Sistema Integrado de Bibliotecas, que integra ainda as bibliotecas do Hospital Universitário Cajuru e dos campi de Maringá, Londrina e Toledo. O acervo, permanentemente integrado, oferece 235 mil títulos e 670 mil exemplares.
O campus da PUC-PR, em São José dos Pinhais, oferece cursos de graduação nas áreas agrárias, ambientais e Ciências Sociais Aplicadas. A Fazenda Experimental Gralha Azul promove o ensino e a pesquisa em contato com as mais novas tecnologias agropecuárias em uma área de cerca de 876,7 ha. Em São José dos Pinhais, há também o Hospital Veterinário e o Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito.
Em Londrina, a PUC-PR oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Teologia.
Em Maringá, a PUC-PR está presente desde 2004. Lá são ofertados os cursos de Enfermagem, Filosofia e Nutrição.
E em Toledo, a PUC conta com o Hospital Veterinário de referência, modernos laboratórios e auditórios. Na unidade do oeste a PUC oferece os cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia de Produção, Filosofia, Medicina Veterinária e Psicologia.
O Reitor da PUC, Professor Clemente Ivo Juliatto, será o anfitrião, ao lado do Presidente da Associação Paranaense de Cultura, Professor Dario Bortolini, das comemorações do cinquentenário da PUC-PR, que tem início amanhã, dia 12, e termina no dia 15; é uma comemoração justa de uma Universidade exemplar, orgulho para o Paraná, orgulho para o Brasil e que, formando profissionais de nível superior, tem dado uma grande contribuição ao desenvolvimento de cada região do Estado com projetos, com novas tecnologias, com conhecimento, com o saber.
Por isso, quero registrar aqui, Sr. Presidente, Senador Augusto Botelho, o meu orgulho de pertencer a um Estado que tem uma Universidade dessa magnitude, de uma Universidade que tem nos ajudado a construir um Estado que é nosso orgulho, o Estado do Paraná.
Parabéns à PUC pelos 50 anos de muita eficiência, muita qualidade e sobretudo pelo que ela fez para que o Paraná fosse o Estado que é hoje.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Modelo1 12/27/2411:55