Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pelo título de Capital Brasileira da Cultura concedido pelo Ministério da Cultura e o Bureau Internacional de Capitais Mundiais, à cidade de São Luís do Maranhão.

Autor
Roseana Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: Roseana Sarney Murad
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA. POLITICA CULTURAL.:
  • Comemoração pelo título de Capital Brasileira da Cultura concedido pelo Ministério da Cultura e o Bureau Internacional de Capitais Mundiais, à cidade de São Luís do Maranhão.
Publicação
Publicação no DSF de 13/03/2009 - Página 4904
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA. POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, RECEBIMENTO, SÃO LUIS (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA), PREMIO, CULTURA, MINISTERIO DA CULTURA (MINC), COMENTARIO, IMPORTANCIA, CIDADE MONUMENTO, HISTORIA, BRASIL, REGISTRO, ESFORÇO, ORADOR, GESTÃO, EX GOVERNADOR, RECUPERAÇÃO, CENTRO CULTURAL, CAPITAL DE ESTADO, INCLUSÃO, PATRIMONIO HISTORICO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), BALANÇO, ATIVIDADE CULTURAL, REGIÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª ROSEANA SARNEY (PMDB - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente.

         Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Senhoras e Senhores, nesta semana, São Luís do Maranhão, minha terra natal, que é Patrimônio Cultural da Humanidade - V. Exª sabe disso -, também recebeu o título de Capital Brasileira da Cultura, concedido pelo Ministério da Cultura e o Bureau Internacional de Capitais Culturais.

O título honroso e justo põe a cidade na rota turística da cultura mundial, capaz de atrair mais visitantes para a bela e histórica capital maranhense, que contém parte substancial da História do Brasil miscigenado de múltiplas culturas, ali registradas no casario, nas manifestações culturais, no artesanato, na literatura, na riqueza musical.

São Luís é única porque sintetiza todas as influências que deram perfil ao Brasil e aos brasileiros. O ludovicense é aguerrido, é cordial, sempre anfitrião, gentil e orgulhoso da sua cidade.

Onde quer que eu vá, levo São Luís no coração. E hoje ocupo esta tribuna para registrar o título recebido e dividir com meus conterrâneos essa alegria, mas também fazer um pequeno e amoroso comercial da capital maranhense. Quem não conhece precisa conhecer. Quem visita volta. Quem lá vive sonha fazê-la cada vez melhor.

São Luís tem manifestações muito fortes como o bumba-meu-boi, festa de tradição afro-indígena que movimenta a cidade nos meses de junho e julho.

São Luís tem o “Tambor de Crioula”, o “Cacuriá”, o “Tambor de Mina”, cultos de tradição afro-brasileira, cujas festas tradicionais são celebradas em junho.

O carnaval de rua também é atração de São Luís, onde nos blocos populares misturam-se brincantes fantasiados de todas as idades e posições sociais. Também temos os tradicionais Blocos, as belas Escolas de Samba, eles completam a festa do Rei Momo da nossa capital, que ainda guarda a ingenuidade e a espontaneidade dos antigos folguedos carnavalescos. No democrático carnaval de São Luís brinca-se apenas pelo prazer de brincar.

Temos teatro, temos cinema, temos reagge, temos samba, temos música para todos os gostos. Temos vocação e tradição da poesia e da literatura.

Temos a cultura da praia e do esporte ao ar livre. Temos o lazer e a alegria das noites nos muitos bares à beira-mar. Temos uma culinária ímpar, onde predominam delícias feitas com frutos do mar.

Temos, principalmente, o precioso Centro Histórico - são 250 hectares com suas 3.500 construções de sobrados, escadas e calçadas da memória do Brasil colonial.

Aqui registro um particular orgulho: em 1997, em meu primeiro governo, depois de dois anos de incansável trabalho, conseguimos o título de Patrimônio Histórico Mundial, concedido pela Unesco. Reformamos e restauramos todo o Centro Histórico de São Luís, quando até os postes de eletricidade foram substituídos por similares de ferro à moda antiga - sem resquícios da fiação.

São Luís, que nos tempos áureos, foi a primeira cidade brasileira a receber uma companhia italiana de ópera, ficou um brinco, onde pulsava o registro forte da História do Brasil. Infelizmente, os que me sucederam não cuidaram de forma adequada da manutenção daquele nosso rico acervo de memória, e o Centro Histórico sofreu deterioração considerável.

Mas hoje, nessa manifestação de orgulho pelo merecido título recebido, faço também uma profissão de fé: a São Luís Capital da Cultura Brasileira vai voltar a merecer dos governantes e de todos os que a amam o carinho e a atenção que ela merece. E vai restaurar-se mais forte e mais bonita do que nunca, para alegria de nós, maranhenses, e o encanto dos milhares de turistas que a visitam anualmente.

Parabéns São Luís! Parabéns meus conterrâneos ludovicenses por mais essa merecida honraria recebida pela nossa capital.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Modelo1 4/29/245:49



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/03/2009 - Página 4904