Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Em nome do PSB, espera que a reunião de Líderes às 18 horas possa estabelecer a proporcionalidade dos blocos partidários na questão dos presidentes das comissões.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Em nome do PSB, espera que a reunião de Líderes às 18 horas possa estabelecer a proporcionalidade dos blocos partidários na questão dos presidentes das comissões.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2009 - Página 3487
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • EXPECTATIVA, REUNIÃO, LIDER, ACORDO, PRESIDENTE, COMISSÃO, RESPEITO, PROPORCIONALIDADE, BLOCO PARLAMENTAR, ESPECIFICAÇÃO, ATENDIMENTO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO PROGRESSISTA (PP), PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), PARTIDO REPUBLICANO (PRE), PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO (PRB), ORDEM, ESCOLHA, DEFESA, AGILIZAÇÃO, RETOMADA, SENADO, FUNÇÃO LEGISLATIVA.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Heráclito Fortes, muito obrigado.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Presidente Sarney está agora se ausentando da Presidência, mas acho fundamental que eu manifeste também minha opinião com relação a esse tema, que, na verdade, é uma repetição, a minha opinião, da opinião do Senador Antonio Carlos Valadares, que neste momento não está presente e, por isso, estou falando em nome do PSB.

            Estamos buscando o encaminhamento quanto à proporcionalidade, e espero que a reunião de Líderes agora, às 18 horas, possa estabelecê-la.

            As comissões são compostas, tradicionalmente, aqui no Senado, respeitando essa proporcionalidade de blocos partidários. Então, nossa expectativa é que o bloco que o PP compõe com o PSB, com o PR e com o PRB respeite a ordem da escolha. E esse respeito à ordem da escolha é fundamental para essa harmonia do nosso trabalho no Senado.

            Então, minha expectativa é que o Presidente Sarney como Presidente da Casa, dirigindo uma reunião de Líderes, possa sensibilizar todas as Lideranças para que fechemos esse acordo.

            No mais, também concordo que, ao buscar esse acordo, precisamos de qualquer maneira estabelecer uma decisão com relação às comissões. Acho que já temos que dar ritmo ao trabalho das comissões de forma normal e natural. E o Senado, por mais que esteja fazendo, enquanto não compusermos as comissões, não vai conseguir avançar efetivamente em relação a um dos seus principais papéis, que é o de votar e apreciar aqui matérias nossas ou as de outro Poder.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2009 - Página 3487