Fala da Presidência durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta aos questionamentos do Senador Jarbas Vasconcelos.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Resposta aos questionamentos do Senador Jarbas Vasconcelos.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2009 - Página 4345
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • RESPOSTA, RESSALVA, JARBAS VASCONCELOS, SENADOR, PROVIDENCIA, ORADOR, QUALIDADE, PRESIDENTE, SENADO, OFICIO, PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), AUSENCIA, INEXATIDÃO, MOTIVO, REPRODUÇÃO, TEXTO, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REFERENCIA, SUSPEIÇÃO, ESPIONAGEM, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), SOLICITAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, GARANTIA, RESPEITO, PROTEÇÃO, LEGISLATIVO.
  • REGISTRO, IGUALDADE, PEDIDO, INVESTIGAÇÃO, SEMELHANÇA, DENUNCIA, DIVERSIDADE, SENADOR, COMENTARIO, ANTERIORIDADE, ORADOR, EX PRESIDENTE, SENADO, MOTIVO, RECEBIMENTO, AMEAÇA, ESTADO DO MARANHÃO (MA).
  • JUSTIFICAÇÃO, URGENCIA, REMESSA, OFICIO, AUSENCIA, ANTERIORIDADE, ENTENDIMENTO, JARBAS VASCONCELOS, SENADOR.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Srªs e Srs. Senadores, eu não estava presente no plenário, porque me cabe, pelo Regimento, presidir a Ordem do Dia, quando o Senador Jarbas Vasconcelos, meu ilustre colega desta Casa, usou da palavra e teve oportunidade de dizer que as medidas que eu tomei mereceriam sincero elogio, não fossem dois reparos que merecem ser feitos. O primeiro deles: “o Sr. Presidente José Sarney, em seu ofício dirigido ao Sr. Antonio Fernando de Souza, Procurador-Geral da República, e ao Ministro da Justiça, Tarso Genro, não retrata a verdade dos fatos”.

            Quero comunicar ao Plenário que tomei essas medidas na defesa dos Srs. Senadores e da Casa, e o meu ofício ao Dr. Antonio Fernando, em nenhum momento, afirma que o nosso colega Jarbas Vasconcelos teria dito que a origem... Eu digo o seguinte - lerei o ofício:

A revista Veja [é o único fato que cito] publica, em sua edição de 11 de março, que faço juntar à presente, matéria na qual divulga a existência de crimes que atingem a Instituição do Senado na pessoa do Exmº Sr. Senador Jarbas Vasconcelos, que denuncia ser vítima [ele ser vítima - diz a Veja] de escuta telefônica e de vigilância de seus passos e dos seus familiares, por parte de empresa privada estrangeira de investigação, contratada por integrante do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

            Essas expressões que transcrevo e que digo para apurar são da revista Veja, que está em minha mão. Ela diz:

Integrantes do seu partido [não é ele quem diz; quem diz é a revista Veja], o PMDB, teriam contratado uma famosa empresa americana de investigação privada para grampear seus telefones, vasculhar sua biografia e vigiar os passos dele e de seus familiares.

            Assim, Srs. Senadores, em nenhum momento, eu aludi que o Senador Jarbas Vasconcelos tivesse feito essas acusações. O único fato é essa divulgação da revista Veja e, como estamos vendo, mando apurar o que ela divulga - e é esse o objetivo da apuração -, no interesse dos Srs. Senadores. Muitos Senadores têm me procurado pedindo garantia de vida e aludindo fatos também dessa natureza.

            Eu mesmo já pedi ao Presidente desta Casa, algumas vezes, garantias a meu respeito, garantia de vida, de ameaças à minha casa, ao meu escritório no Maranhão, no sentido de tocarem fogo neles, ou de grampearem o telefone, assim como outras coisas. V. Exªs sabem que a própria revista diz que um outro delegado tem um arquivo secreto a respeito das pessoas.

            Não há, de maneira alguma, qualquer afirmação aludindo ao Senador Jarbas Vasconcelos. Então, o meu ofício está perfeitamente dentro da norma jurídica. Estou pedindo para que apurem as divulgações da revista Veja e não dizendo que o Senador Jarbas Vasconcelos fez afirmações contra quem quer que seja.

            Assim, quero colocar a Casa a par disso, pedindo ao Senador Jarbas Vasconcelos que leia o meu ofício e a revista Veja e compreenda o cuidado que teve a minha assessoria - eu mesmo fiz uma revisão depois da feitura do ofício -, para que realmente as coisas sejam encaminhadas corretamente.

            O meu desejo é que realmente se respeite o Senado e os Srs. Senadores, dando garantias a V. Exªs. É o que estou fazendo. É o cumprimento do meu dever. V. Exªs me elegeram para isso.

            Então, quero dizer ao Senador Jarbas Vasconcelos que, de maneira alguma, tive açodamento, ou melhor, se tive, foi o bom açodamento, para que imediatamente se apurem essas coisas, a fim de que os Senadores não fiquem à mercê dessas situações - não quero mencionar nomes de Senadores -, ou seja, das denúncias que tenho recebido de alguns. Em todas elas, tenho procurado tomar essas providências.

            Era isso que eu queria dizer.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2009 - Página 4345